Como tradicionalmente ocorre, a Diocese de Santo André, deu início à Semana da Família, de 2017, com a Hora Santa Pelas Famílias, que foi presidido por Dom Pedro Cipollini na noite de sexta-feira, (11/08), na Catedral Nossa Senhora do Carmo. O tema deste ano é “Família, uma luz para a vida em sociedade”.
O encontro reuniu representantes de todos os movimentos e serviços que trabalham a questão familiar na Diocese, e que formam o Setor Família Diocesano. Padre Adenízio, que coordena este trabalho na Diocese de Santo André, falou de sua alegria em ver que a cada ano aumenta o número de participantes, e concluiu conclamando a que as famílias participem desta Semana da Família em suas paróquias, suas comunidades. O período de celebração é de 13 à 19 de agosto. “Vejam em sua paróquia, qual a forma que foi escolhida para vivenciar a Semana da Família”.
Em sua bela explanação sobre o tema, o bispo diocesano contou que “A família é uma invenção de Deus. A família é um projeto de Deus. A família colabora com Deus quando dá vida a um novo ser. Deus está presente em todas as formas de família, mesmo as que têm dificuldades em seguir os preceitos designados pelo nosso Pai celestial”.
Dom Pedro também pontuou que “Vivemos um momento difícil para a família cristã. Mas em dois mil anos de cristianismo, quando foi fácil? Vivemos em um mundo onde se persevera o preconceito contra a fé. Antigamente os casais eram formados por decisão dos pais, construídos por interesses financeiros. Mas o importante é que Deus está sempre amparando todos que escolhem viver no Seu projeto. Deus está presente no seio da família”.
E sobre a convivência familiar ensinou que “O perdão favorece a fortaleza da família. O perdão possibilita a convivência no amor. Só aquele que vive como um perdoado pode também perdoar”. Participaram também da Hora Santa, os sacerdotes: Padre Adenízio, Padre Guilherme, Padre Osvaldo e Padre Giacomo.