Neste dia de São Vicente de Paulo, (27/09), em comunhão com o Pe. William que celebra o padroeiro com o povo a quem serve, os padres da Diocese de Santo André refletiram com Dom Isidoro em três momentos no Retiro dos Padres que acontece, desde segunda, em Itaici.
No primeiro deles, após o café, sobre o mistério da encarnação, tratando aspectos do ser de Cristo, que se bem interiorizados pela pessoa produzem um novo homem, liberto do que é supérfluo.
Num segundo momento, ainda de manhã, Dom Isidoro partilhou sobre vocação, passando pela grande figura de Moisés e chegando até São João Maria Vianney.
Na parte da tarde o ponto de reflexão foi o Salmo 73 (72), que fala da vida dos “famosos”, geralmente bem instalados, possuidores de todas as coisas e de todo o prestígio. O salmista (e também o bom padre) reconhece que este não é caminho que dê futuro.
A missa foi presidida pelo Pe. Miguel Lemarchand, FC, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Vila Luzita, representando os padres eméritos. À luz do evangelho ele trouxe uma recordação viva da experiência dos retiros como padre novo, em idos de 1980 e dentre algumas coisas, frisou sobre a necessidade de se abrir ao novo.
Já de noite, vivenciamos uma adoração eucarística rezada por todos pelo serviço dos sacerdotes. Cada momento é animado por uma região da Diocese e assim, entre orações, reflexões, auxílios e partilhas, os padres vão seguindo as dicas de Deus para serem fiéis ao chamado feito e que se renova todos os dias.
Texto de Padre Hamilton Gomes
Fotos de Padre Tiago Silva