O Conselho Diocesano de Pastoral de Santo André se reuniu recentemente no prédio da Cúria, e dentre os assuntos, os destaques ficaram por conta do Sínodo e do Ano do Laicato, que inicia em novembro. O encontro teve a presença do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, de sacerdotes coordenadores regionais e de seus representantes.
Um dos pontos da reunião foram os preparativos para a Assembleia Sinodal, programada para o dia 15 de novembro, em São Caetano, destacando-se a importância da participação dos membros do Sínodo para este evento em que irão à votação as propostas mais urgentes e viáveis que serão trabalhadas por toda Diocese nos próximos anos. Os coordenadores regionais também detalharam como está o andamento dos encontros do Sínodo em seus respectivos Conselhos Regionais de Pastoral (CRPs).
A Secretária do Centro Pastoral, Mércia Ferreira, pontuou a participação de todos os membros na Assembleia. “Foi importante tratar do Sínodo. Esperamos que todo mundo participe e vote consciente, escolhendo bem as propostas. Por isso, precisamos dos leigos e dos padres que estão à frente para incentivá-los”, disse Mércia. Para saber mais sobre o Sínodo, clique (http://sinodo.diocesesa.org.br)
Ano do Laicato
Instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Ano do Laicato vai iniciar no dia 26 de novembro, na Solenidade de Cristo Rei, e terminar em 25 de novembro de 2018. O tema é “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14).
No Conselho Diocesano, ficou determinado que todas as dez regiões da Diocese vão contar com encontros com Dom Pedro, para debater os temas que ainda serão definidos. O bispo, inclusive, elogiou a reunião do Conselho. “Foi muito boa e produtiva. Articulamos o encaminhamento pastoral, a partir do Sínodo que estamos desenvolvendo, e contemplamos o Ano do Laicato”, disse.