Diocese de Santo André

Uma nova paróquia para Diadema

A Igreja Católica tem um nome para definir a transição de capela para paróquia, são as Quase-Paróquias, uma instituição da Igreja para que estas paróquias comecem com tranqüilidade e possam ir crescendo aos poucos. A comunidade que vive esta transição desde a manhã de sexta-feira, (08/12), é a antiga Capela Nossa Senhora Aparecida, com 30 anos de caminhada evangelizadora e que tem sua sede na Rua Santo Antonio de Pádua, 168, no Bairro Casa Grande.

Esta Quase-Paróquia é a de número 102 da Diocese, e nasce com três capelas em sua base territorial. São as comunidades da Capela Sagrado Coração de Jesus, Capela Nossa Senhora Aparecida e Capela São Judas Tadeu. Dom Pedro presidiu o rito de instalação da quase-paróquia e deu posse ao primeiro administrador paroquial, o Padre Odair Ângelo Agostin, que há três décadas evangeliza nas comunidades da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, também em Diadema. O presbítero fez a renovação de suas promessas sacerdotais e recebeu os instrumentos necessários para bem executar sua missão junto ao Reino de Deus.

No início da celebração, Padre Pedrinho leu o decreto de criação, dando início ao processo de instalação. Em seguida foi lido o decreto de nomeação de administrador paroquial, dando posse ao Padre Odair Angelo Agostin, assim como a provisão de criação do Caep, com os seus integrantes, todos leigos, convidados a se apresentarem para a assembleia. Em outro momento rico de emoção, tivemos a entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida, a santa que dá nome a nova paróquia.

Em sua homilia, o bispo disse: “Hoje é um dia alegre, não só para a cidade de Diadema, mas para toda a Igreja no Grande ABC. Dia em que instalamos a Quase-Paróquia, a 102ª paróquia da Diocese de Santo André. E bem no dia da Imaculada Conceição, dia da padroeira da cidade, dia em que o município de Diadema festeja seu aniversário”.

Continuando com o diálogo com a assembleia destacou que “Maria faz parte do centro que é Jesus. Ela que foi a primeira a seguir Jesus, colaborou com a missão de Jesus, antes mesmo dele nascer, ao dizer sim ao projeto de Deus. Colaborou com Jesus para que as pessoas acreditassem nele, como na passagem das Bodas de Canã. E é Maria que dá seu nome à esta nova igreja matriz, que nasce tendo em seu território as comunidades formadas por três capelas. Hoje começa uma nova caminhada e a missão de todos os paroquianos é viverem em alegre comunhão, para que com este testemunho de fé, possam atrair novos fieis para a messe do Senhor”.

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão