Atos da Cúria é o termo designado para o livro que contém os registrados de toda a vida e história do ministério episcopal de um bispo, e também de toda a vivência de uma Diocese.
É por meio da memória que guardamos cada acontecimento em nossa vida, e para que nossa Diocese possa ocupar um espaço na memória de cada diocesano, foi publicado o livro Atos da Cúria e Magistério Episcopal, onde está registrado cada acontecimento, nomeação, transferência, ordenação e escritos do nosso 5° bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini.
Para Pe. Felipe Cosme Damião Sobrinho, chanceler de nossa Diocese, o desejo de publicar o livro, partiu de uma conversa com nosso bispo: “É de extrema importância deixar registrado tudo o que se passou em nossa Diocese, nesse primeiro ano de Dom Pedro, não só para os presbíteros que aqui estão, mas para os que virão”, frisou.
Assim como diz Dom Pedro Carlos Cipollini: “A memória é janela aberta por onde a alma vê todo o passado. Preservar a memória dos acontecimentos é abrir esta janela, para os que vêm depois de nós, a fim de que possam apreciar aquilo que os precedeu”.
Cada fato desses dois anos de episcopado em nossa Diocese, está registrado em 304 páginas de muito conteúdo.
Aqui um registro das mensagens de felicitações pelo primeiro volume do livro Atos da Cúria e Magistério Episcopal:
Estimado Dom Pedro Carlos Cipollini,
Com alegria recebi o preciso informe dos atos da Cúria, com os respectivos documentos. Agradeço a gentileza, e rogo a Deus que continue sustentando seu fecundo e competente ministério episcopal.
Com os renovados cumprimentos, e com minha expressão de fraternidade,
Cordialmente,
Dom Demétrio Valentini
Caro Dom Pedro
Acuso o recebimento e agradeço o exemplar dos Atos da Cúria e Magistério Episcopal – N° 1 (2015-2016), da Diocese de Santo André, que gentilmente me enviou. Que trabalho bonito e importante! Deus seja louvado!
Conte com minhas orações! Com votos de todo o bem,
Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer