A Escola de Teologia da Diocese de Santo André retornou aos trabalhos no dia 20 de fevereiro, terça-feira, no auditório da Cúria Diocesana, com aula inaugural do Pe. Antonio Luiz de Araújo, conhecido como padre Toninho, pároco da Jesus de Nazaré (São Bernardo). Participaram tanto os alunos que iniciaram o curso em 2018, quanto os que estão no segundo ano.
Pe. Toninho destacou em sua aula o Documento nº 105 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que aborda o Ano do Lacaito. “Todos na Igreja, e inclui os leigos, são aprendizes de Jesus. Até o fim da vida, estamos aprendendo com Jesus”, disse o padre, que destacou a importância do curso. “Devemos cada vez mais insistir para que nossos leigos sejam bem mais preparados e informados para agirem como sujeitos da Igreja no mundo”, completou.
Os alunos, que estão no segundo ano, estão felizes com o aprendizado. “Os dois primeiros semestres foram maravilhosos e deram uma boa base, com fundamento para desenvolvermos ações em nossas paróquias. Agora, esperamos ainda mais”, disse o estudante Marcelo Rocco, da Paróquia São João Batista (Riacho Grande). “Aprendemos muito aqui, saímos transformados. É muito rico o curso”, emendou Ivan Paiola, da Paróquia São José Operário (Santo André).
Para Marilin Fogo, da Paróquia Nossa Senhora do Paraíso (Santo André), o curso é realização de um sonho. “Sempre quis estudar teologia. Cheguei a iniciar, mas tive que parar. Agora eu retomo algo muito importante para mim. É ter um papel diferenciado dentro da Igreja. Espero aprender muito”, afirmou ela.
Segundo um dos diretores da Escola de Teologia, Pe. Paulo Afonso, o intuito é atrair mais pessoas para o curso. “Queremos fortalecer a missão do leigo. É uma experiência comunitária que eles têm, e eles também estão se enriquecendo com conteúdo. Acho que os alunos (do atual segundo ano) gostaram do curso porque quase todos retornaram neste ano”, brincou o sacerdote.
As aulas são no período noturno, de terça a quinta-feira, no prédio da Escola, ao lado da Cúria Diocesana, na Praça do Carmo.