Costumamos invocar Maria, pedir seu auxílio e proteção, com muitos e diferentes nomes. A lista é interminável e tem origens diferentes. Alguns títulos vem da devoção de institutos de consagrados. Por exemplo: Nossa Senhora Auxiliadora (salesianos), Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (redentoristas). Outros títulos de Maria remetem a aparições reconhecidas pela Igreja, como Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Lourdes e Nossa Senhora de Guadalupe. Alguns títulos relembram devoções que são dogmas marianos, como Imaculada Conceição e Assunção.
Também se usam títulos provenientes de momentos da vida de Maria, como Nossa Senhora do Desterro e Nossa Senhora das Dores. Invocamos Nossa Senhora também com títulos simbólicos, sobretudo aqueles das Ladainhas, como Advogada dos pecadores, Mãe do Bom Conselho, Sede da Sabedoria, Consoladora dos aflitos.
Como se vê, a Mãe Jesus tem muitos nomes. Mas isso não pode nos levar à confusão, como se fossem várias santas diferentes, ou que uma delas fosse “mais poderosa do que a outra”. Os vários títulos mostram que Maria está pertinho de seus filhos, assumindo o rosto de muitas regiões, culturas e povos, traduzindo o seu amor de inúmeras formas, sendo sempre a mesma mulher, aquela que Cristo nos deu por mãe na cruz.
Neste mês dedicado à ela, vamos descobrir e propagar ainda mais sua devoção, a cada dia conhecendo um título diferente desta que é Mãe de toda a Igreja de Cristo. Acompanhe!