Diocese de Santo André

O protagonismo da juventude nos 65 anos da Diocese de Santo André

Faltando dois meses para as comemorações dos 65 anos da Diocese de Santo André, movimentos, pastorais e comunidades já iniciaram ações evangelizadoras e missionárias que antecipam essa importante data, a ser celebrada no dia 22 de julho. E um segmento que tem forte atuação durante décadas e se preparado bastante é a Juventude. Duas iniciativas acontecem neste sábado (25/05): a estreia do Grupo de Jovens da Catedral Nossa Senhora do Carmo, o “Jovens do Carmo”, durante a manhã; e a Formação Diocesana que aborda o documento do Sínodo dos Bispos “Os Jovens, a Fé e o Discernimento Vocacional”, no período da tarde.

Jovens na Catedral

Catequista de Crisma e cerimoniária na Catedral, Dayana Panassi Geraldo, 31 anos, afirma que a ideia do Grupo “Jovens do Carmo” surge com a proposta de resgatar a necessidade de incentivar adolescentes a praticarem os ensinamentos da vida cristã, por meio da continuidade nos caminhos de Cristo, na igreja e na sociedade. O retorno de um grupo de jovens ao local também é simbólico, uma vez que em 2018 foi celebrada seis décadas da dedicação da Igreja Mãe, a Catedral Nossa Senhora do Carmo, na Diocese de Santo André. Também resgata o aspecto de se trabalhar a base da evangelização e formação para os sacramentos do Batismo, Eucaristia e Crisma.

“O objetivo principal do grupo é auxiliar os jovens a conhecerem mais sobre o Nosso Senhor Jesus Cristo, sobre a fé Católica e ajudá-los a se integrar, pois através de novos vínculos surgem novas amizades, com ideais parecidos de fé, e pessoas que antes eram desconhecidas tornam-se irmãos não somente na fé, mas na vida também, e passam a ter com quem contar”, destaca a bacharel em Direito, que também estuda na Escola Diocesana de Teologia.

Os encontros ocorrerão todos os sábados, das 10h às 12h, no Salão da Catedral do Carmo, na Praça do Carmo, ao lado da Cúria Diocesana. A iniciativa é aberta para todos e todas que desejam construir esse trabalho de evangelização na Catedral, por meio da juventude.

“É convivendo com o irmão e suas diferenças que aprendemos a crescer na fé e na vida e passamos a exercer de fato o cristianismo, acolhendo o irmão com amor e ajudando-o a crescer, isso é evangelização e missão dentro de uma comunidade. Por isso é importante acolher e ajudar o jovem a encontrar esse caminho até Cristo, e é isso que estamos dispostos a fazer aqui na Catedral”, completa.

Formação Diocesana

O Setor Juventude da Diocese de Santo André promove no dia 25 de maio (sábado), às 14h30, a Tarde de Formação para aprofundar o debate sobre o protagonismo dos jovens e o documento final da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos com o tema: “Os Jovens, a Fé e o Discernimento Vocacional”. O encontro acontece no auditório do Instituto Sagrada Família (Rua Manduri, 68 – Jardim Paraíso, Santo André).

As inscrições estão abertas e são gratuitas. As vagas são limitadas a 370 lugares (capacidade do auditório). Acesse o link: http://bit.ly/2L4moZY e participe! 

A atividade contará com as presenças do bispo referencial do Setor Juventude na Região Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Dom Antônio Emídio Vilar; do bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini; e do assessor da Juventude do Regional Sul 1 da CNBB, padre Reginaldo Martins da Silva.

“A compreensão desse documento é a abertura que a igreja dá para a participação dos jovens e o acolhimento da juventude, bem como fazer uma experiencia de fé, de vocação, de maturidade e uma corresponsabilidade, a partir da nossa fé com os outros jovens. A minha fé deve ser responsável, ou melhor dizendo, através da minha experiência de fé deve ser corresponsável com tantos jovens que não conhecem a Cristo ressuscitado e vivo presente no meio de nós”, explica o assessor diocesano do Setor Juventude, Pe. José Aparecido de Souza.

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão