Diocese de Santo André

Pastoral do Menor vive retomada e projeta novos desafios

Criada no início da década de 1970, a Pastoral do Menor surgiu no Brasil em plena ditadura militar. E desde 2016, todo dia 27 de agosto é celebrado seu dia, cuja data foi escolhida justamente para homenagear o fundador da PAMEN, Dom Luciano Mendes de Almeida (1930-2006). Já se passaram décadas desde esse primeiro clamor da Igreja pelas crianças e adolescentes em situação de risco no país e o trabalho dessa pastoral ultrapassou as fronteiras brasileiras, sendo também realizado em outros países.

Na Diocese de Santo André não é diferente. Existente desde meados das décadas de 1970 e 1980 (por meio dedois núcleos, as irmãs de São Caetano e o padre Enzo, de Santo André), a Pastoral do Menor vive um momento de retomada desde 2015.

“Iniciamos um trabalho de mapeamento, que consiste em se apresentar e conhecer as casas que tem uma ação social, o fortalecimento de vinculo, o SAICA (casa de abrigo), o acolhimento institucional e a Fundação CASA, ou seja, todos esses lugares fazem parte da atuação da Pastoral do Menor”, descreve o assessor diocesano Pe. Leandro Alves.

Um dos futuros projetos é trazer formação para a diocese, por meio do modelo da Escola da Cidadania. “É um desafio formar agentes. Mas estamos estudando a possibilidade dessa iniciativa em breve”, conta a coordenadora Maria Keiko, que também destaca o parceiro de primeira hora, o Projeto JEDA, em Santo André, no Projeto Jovem Aprendiz que forma jovens para o mercado de trabalho.

Para conhecer o trabalho e participar da Pastoral do Menor na Diocese de Santo André, os agentes se reúnem sempre na primeira segunda-feira de cada mês. Para mais informações sobre local e horário, os interessados podem ligar no Centro de Pastoral: 4469-2077.

Ajude a divulgar os trabalhos pastorais, por meio do site e os contatos nas mídias sociais:

– https://www.facebook.com/pastoraldomenordiocesesa/
– https://pamennacional.org/sobre/
– https://www.facebook.com/jeda.sp/

Festa da Pastoral

Na Diocese de Santo André foi realizado um tríduo para comemorar o Dia Nacional da Pastoral do Menor. Na quarta (21/08), o primeiro dia aconteceu na Obra Social São Francisco Xavier, em Diadema; o segundo dia, na quinta (22/08), no Núcleo São Jerônimo, em Santo André. E o último dia do tríduo, na sexta (23/08), na Fundação Casa, em Santo André.
A Festa da Pastoral do Menor aconteceu na segunda (26/08), com uma visita do Pe. Leandro e demais agentes ao Instituto das Pequenas Irmãs de Santa Teresa do Menino Jesus, em Mauá, a fim de conhecer o trabalho desenvolvido no local.

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e nomeações – 11/06/2025

“Tu me amas?” – A pergunta de Jesus que ecoou na ordenação de seis novos padres na Diocese de Santo André

Homilia da ordenação presbiteral dos seis novos padres

Amor que forma e conduz: Padre Mário é empossado como reitor da Casa de Teologia

Com espírito missionário, Padre Mário assume Paróquia São Geraldo Magella

nomeacoes

Nomeações e Provisões – 04/06/2025

Celebrando 70 anos de história, Paróquia Nossa Senhora das Graças é dedicada a Deus

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos – 30/05/2025

Reunião do Clero marca entrega da nova Carta Pastoral e orienta caminho para o 9º Plano Diocesano

SOLIDÃO E TECNOLOGIA