A 10ª edição do Congresso Novas Comunidades acontece no próximo fim de semana, sábado e domingo (14 e 15/09), das 8h às 16h, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Praça do Cruzeiro, 420 – Vila Curuçá), em Santo André. O bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini participa da abertura. Mais informações sobre inscrições pelo e-mail: reginaldo@arvoredacruz.com.br ou pelo WhatsApp: 97579-7210.
Com o tema “Novas Comunidades, Uma Resposta Providencial para o nosso tempo”, o encontro reunirá mais de 250 pessoas e 18 grupos, entre recentes e mais antigos, da Diocese de Santo André para momentos de reflexão e oração alinhados com os itinerários do 8º Plano de Pastoral, de forma mais profunda, a formação para a missão, a acolhida, as visitas missionárias e a evangelização.
“A missão da nova comunidade é levar a pessoa para o encontro com Jesus. Para a compreensão da fé, a real conversão e, consequentemente, a graça da salvação”, atesta o coordenador da Frater das Novas Comunidades, Reginaldo Rodrigues.
“Porque entendemos que o Espírito Santo suscitou na Igreja novos carismas, como aconteceu no passado e até hoje existem as congregações, também as novas comunidades devem ser essa resposta naquilo que o carisma vem fazer para o mundo”, sintetiza.
Reginaldo explica que cada comunidade tem o seu carisma agindo em aspectos que a sociedade precisa. “É importante que a nova comunidade esteja em comunhão com a igreja diocesana, em ligação com a igreja paroquial, para que assim gere a graça da salvação na vida das pessoas. Uma nova comunidade, a partir do seu carisma, que é uma parte do ser de Cristo, ela vai revelando a Glória de Deus”.