A Diocese de Santo André, por meio da Comissão para Animação Bíblico-Catequética no Grande ABC, realiza a Assembleia Diocesana da Catequese com catequistas de todas as dez regiões pastorais no sábado (23/11), das 7h30 às 16h, no salão da Basílica Menor da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Igreja Matriz de São Bernardo do Campo), localizado na Rua Padre Lustosa, 292, no Centro da cidade são-bernardense. Neste ano, as temáticas aprofundadas no encontro para reforçar o projeto Diocesano da Iniciação à Vida Cristã serão as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023) e o Caminho da Sinodalidade, por meio da prática dos Itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral.
Inscrições
As inscrições, por meio do preenchimento de uma ficha e contribuição no valor de R$10 (referente às despesas com alimentação e material para a Assembleia), devem ser realizadas diretamente com os coordenadores da catequese de cada região ou no Centro de Pastoral, no Edifício Santo André Apóstolo da Cúria Diocesana (Praça do Carmo, 36 – Centro, Santo André). Mais informações pelo telefone: 4469-2077.
Subsídios
A organização solicita a presença de no mínimo seis catequistas por paróquia, dos seguintes segmentos: catequista com pais e padrinhos, catequista com criança, catequista com adolescestes e jovens, catequista com adulto. É importante a presença de catequistas que conheçam a realidade e a caminhada da paróquia na ação evangelizadora da catequese. Um subsídio anexo está à disposição dos catequistas explicando a metodologia da Assembleia. Cada paróquia deve reunir os catequistas de todos os segmentos para o estudo e reflexão em conjunto. No dia do encontro, cada catequista deve levar bíblia, caneta e bloco de anotações.
Convocatória
Leia trecho da carta assinada pelo coordenador geral da Comissão Diocesana da Pastoral Catequética, Pe. Eduardo Calandro; e pela secretária da Comissão Diocesana, Maria Cristina Teles. Animados pelas Palavras do Papa Francisco desejamos convidar-lhe para a nossa Assembleia anual: “O sujeito eclesial se define pela consciência de ser, pela experiência de autonomia e corresponsabilidade na comunidade de fé e pela ação na Igreja e no mundo. A condição de sujeito eclesial se opõe ao individualismo e aos comunitarismos”.
“A Igreja é chamada a ser: Escola de vivência cristã; organização comunitária; comunidade inserida; grupo de seguidores; povo de Deus; comunidade que se abre. A igreja em saída é uma igreja de portas abertas”.
A Assembleia será um momento forte da nossa caminhada como catequistas em comunhão com a nossa diocese, onde as nossas ações serão planejadas, definiremos também nossas prioridades, por isso, é indispensável uma participação efetiva das paróquias.