Diocese de Santo André

Decretos, Nomeações e Provisões – 30/11/2019

🖌Levamos ao conhecimento de todo povo de Deus que Dom Pedro Carlos Cipollini, Bispo da Diocese de Santo André, no uso de suas atribuições, assinou os seguintes documentos:📃
  • Prot. 2265/35 – 30/11/2019 – Fazemos saber que, atendendo às necessidades pastorais da Caridade Social de nossa Diocese (cf. Prot. 2264/35), havemos por bem de nomear (Cf. CDC cân. 476. Decr. “Christus Dominus” n. 27), pelo período de 3 (três anos), o Revmo Sr. Pe. Ryan Matthew Holke, mipk, religioso-presbítero da Associação Pública de Fiéis de Direito Diocesano Missionários da Imaculada – Padre Kolbe, como Vigário Episcopal para o Vicariato Episcopal para a Caridade Social da Diocese de Santo André, cuja prudência, doutrina e idoneidade o tornam apto para o exercício desta missão.
  • Prot. 2264/35 – 30/11/2019 – O primeiro Sínodo Diocesano, concluído em 15 de novembro de 2017, propôs, inspirado na Doutrina Social da Igreja, a criação de um serviço caritativo para agrupar e organizar, prestando ajuda aos vários organismos assistenciais e de caridade existentes na Diocese, e para atender os pobres e necessitados no molde de um Vicariato Episcopal, tendo à frente um Vigário Episcopal, conforme o CDC cân 476, que possa com o poder executivo do Bispo, atuar nesta questão da promoção da caridade social conforme CDC cân. 479 § 2º. Assim sendo, constituímos por este decreto, o Vicariato Episcopal para a Caridade Social da Diocese de Santo André, tendo à sua frente um presbítero com a posição de Vigário Episcopal, com incumbência de levar avante, com um grupo de leigos para isto escolhidos, os trabalhos pastorais do Vicariato.
  • Prot. 2263/35 – 21/11/2019 – Concedemos a permissão para conservar o Santíssimo Sacramento na capela Sagrado Coração de Jesus, pertencente ao segmento do Ensino Médio do Externato Santo Antônio, localizado à Rua São Luiz, 80, Bairro Santa Paula, em São Caetano do Sul, enquanto ali funcionar o Externato ou até quando de minha parte não se ordenar o contrário, lembrando que se observem as normas da Igreja referente à guarda do Santíssimo Sacramento, em particular, a sua segurança.
  • Prot. 2262/35 – 20/11/2019: Para prover a administração do “Caixa Comum dos Presbíteros Diocesanos da Diocese de Santo André”, nomeamos a Comissão Administrativa e Conselho Fiscal, pelo período de três anos (o mesmo da Comissão Diocesana de Pastoral Presbiteral, conforme seu Estatuto, art. 9º), os Revmos. Srs. Presbíteros Diocesanos, incardinados em nossa Diocese, com suas respectivas atribuições: Pe. Roberto Alves Marangon (Presidente); Pe. Julio Rodrigues Neves Junior (Tesoureiro); Pe. Adenízio Leonardo Miranda (Secretário), Pe. Adriano Pereira da Silva (membro do Conselho fiscal), Pe. Cláudio Tafarelo (membro do Conselho fiscal).
  • Prot. 2261/35 – 20/11/2019: : Concedemos o Uso de Ordem, enquanto não mandarmos o contrário, conforme o direito, ao Revmo. Sr. Pe. Eliano Bispo dos Santos, mipk, religioso-presbítero da Associação Pública de Fiéis de Direito Diocesano Missionários da Imaculada – Padre Kolbe, para celebrar, pregar e administrar os Sacramentos, inclusive os Matrimônios “servatis servandis”, na Paróquia São Judas Tadeu – Jardim Caçula, em Ribeirão Pires – SP, em plena comunhão com o Administrador Paroquial local.
  • Prot. 2260/35 – 20/11/2019 – Fazemos saber que, tendo o Revmº Sr. Padre Odelardo Lourenço Pinto Júnior manifestado dificuldades no exercício do ministério, a necessidade de um tempo para refletir e descansar, comunicando por escrito sua livre decisão de “afastamento das funções sacerdotais por tempo indeterminado por motivos pessoais” (sic), e, após ter ouvido o parecer o Conselho de Presbíteros sobre a questão, decidimos, para o bem do clérigo, dispensá-lo do ofício de administrador Paroquial da Quase Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Ribeirão Pires e conceder a licença solicitada, por um ano, a partir da data deste documento.

Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações – 22/01/2025

Missa de envio dos seminaristas marca início de missão na Diocese de Barra do Garças, Mato Grosso

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal