Diocese de Santo André

Paróquia Nossa Senhora da Prosperidade comemora 65 anos

A Paróquia Nossa Senhora da Prosperidade de São Caetano do Sul (Praça da Riqueza, 11 – Prosperidade) celebra na próxima terça-feira (24/12), véspera de Natal, o Jubileu de Safira, ou seja, 65 anos de fundação da igreja. A Missa em Ação de Graças pela criação da paróquia acontece às 18h e será celebrada pelo administrador paroquial Pe. Luís Carlos Francisco. Carta da Pastoral do Dízimo, com data de 15 de agosto de 1994, relata brevemente a história da Paróquia Nossa Senhora Prosperidade, uma das primeiras a serem erigidas após a criação da Diocese de Santo André, no dia 22 de julho de 1954.

“Nossa Senhora Próspera. Vinda especialmente da Itália, cidade do Vaticano, em maio do ano Santo, incumbência devotiva do Srº Silvio Amese e outros, que se empenharam para que a Santa se trasladesse à Vila Prosperidade, para a então futura Igreja que será construída na Praça da Riqueza. O interesse da concretização da construção da igreja é aspiração máxima de toda a população de Vila Prosperidade. Resumo tirado de um documento arquivado na Paróquia, sem alterações da época santa. Em agosto de 1951 chegou em nosso Bairro a imagem de Nossa Senhora da Próspera para fundar a esperada igreja Nossa Senhora da Prosperidade até hoje assim reconhecida.” “Para que a construção fosse iniciada e completada, grupos de pessoas juntamente com o Srº Antonio Belvis e Srº Benedito Caetano faziam sem medir esforços, todas as noites, o santo terço nas casas. Peregrinação esta que levantou verbas para a construção da igreja, tendo como duração de 1 ano e 1 mês. Todas as campanhas eram em prol da igreja que não pôde ser concluída em agosto e sim em setembro, onde foi celebrada a 1ª missa Campal pelo Padre Ézio, no dia 15 de setembro de 1952, data registrada com fotografias da grande festa ainda hoje guardada por uma pessoa integrante de nossa comunidade.” “Além das pessoas fiéis que até hoje colaboram, participam e comungam na fé em Cristo e no crescimento de nossa comunidade, passaram por aqui os seguintes párocos: 1º Vigário – Pe. José Benedito Antunes – responsável de 1952 à 1957; 2º Vigário – Pe. Leonardo Refiski – responsável de 1957 à 1958; 3º Vigário – Pe. Roque B. Morano – responsável de 1958 à 1974; 4º Vigário – Pe. Gregório Zewitzki – responsável em 1974; 5º Vigário – Frei Tarcisio M. Miotto – responsável em 1978; 6º Vigário – Filhos de S. José – Miguel, Nilton, Josimar Feies – responsável de 1979 à 1982; 7º Vigário – Pe. Antonio dos Anjos Salvador – responsável de 1982 à 1985; 8º Vigário – Pároco responsável Padre David Vantrova de 1985 até os dias de hoje, tendo como ajudante Pe. Tito Monteiro Vita de 1985 à 1986, as irmãs da Providência de 1986 também as os dias de hoje e Pe. Walfrides Praxedes.”

Depois do Pe. David vieram os seguintes sacerdotes: Pe Humberto, Pe João Bosco Santos, Pe José Maria Nascimento, Pe Edmar Antonio de Jesus, Pe Décio Dias Mirândola, Pe Nelson Rosselli Filho, Pe José Antonio Nunes Cruz, Pe Jefferson Pimenta de Paula, Pe José Herculano, Pe Silvânio e Pe. Joel Nery.

Desde 2016, Pe. Luís Carlos Francisco é o administrador paroquial.

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão