Diocese de Santo André

Escolhe pois a vida! A reflexão dos catequistas da Região Anchieta

Com o tema “Escolhe pois a vida” (Dt 30, 1-20), que foi o lema da Campanha da Fraternidade de 2008, o Setor Catequese com Pais e Padrinhos do Batismo da Região São Bernardo –Anchieta realizou no domingo (26/01), a “Manhã de Espiritualidade” com representantes de nove paróquias, na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no Jardim das Orquídeas, na cidade são-bernardense. Esse encontro tradicionalmente dá início aos trabalhos pastorais e reforça a missão de cada catequista na ação evangelizadora na Igreja e na sociedade, em sintonia com os itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral.

As atividades tiveram início com a Santa Missa, seguida de um café e do momento de reflexão conduzido pela jornalista e missionária do Instituto da Imaculada – Padre Kolbe, Lourdes Crespan, que interagiu bastante com os participantes inspirados pela leitura do Livro do Deuteronômio e da mensagem do Papa Francisco para o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Num breve momento de meditação, catequistas foram convidados a revisitar a história de suas vidas e colocar os relatos no altar central decorado com a cruz de Cristo, a imagem da padroeira Nossa Senhora de Guadalupe, os itinerários da Catequese e instrumentos de trabalho como lã, linhas, carretéis, tecidos e fonte d’água, essencial para a vida. “Tenho certeza que esse encontro simboliza a criação de laços. Criamos laços. Muita gratidão a Deus e por vocês terem criado laços comigo”, comenta Lourdes.

Dinâmica

Antes do encerramento, uma dinâmica foi realizada em que cada participante segurava uma linha e dizia uma palavra que representasse a missão de ser catequista, formando uma grande teia que simbolizava a união de ideias por uma catequese em sintonia com os ensinamentos e Jesus Cristo. Felicidade, vida, mistério, amor, sabedoria, harmonia, comprometimento, dedicação, companheirismo, escolha, discernimento, ensinamento, esperança, criatividade, conhecimento, história, humildade, fraternidade, compromisso, gratidão, santidade, acolhimento, perseverança, amizade, desafio e solidariedade foram as palavras mencionadas durante a atividade. “Essas palavras já são caminhos de reencontro no sentido da história. O importante é a unidade na diversidade. A unidade está nesse fio condutor”, finaliza Lourdes, ao citar Maria como aquela que faz o elo entre nós e o Filho de Deus.

Avaliações

“A participação foi excelente. Os catequistas ficaram felizes e absorveram o conteúdo da formação, que foi muito valioso. Considero de extrema importância esses momentos de espiritualidade”, destaca o casal coordenador da Catequese com Pais e Padrinhos do Batismo, Marina e Toni Cortes. “Muita coisa dá para se colocar em prática, a partir dessa manhã de espiritualidade. Sinto bastante a entrega total dos catequistas e é isso que precisamos fazer para aprofundarmos e conseguirmos passar os ensinamentos aos pais e padrinhos”, destaca o contador João Bosco de Souza, 54 anos, que atua há sete anos como catequista na Paróquia Santo Antônio, no Bairro Batistini.”Um encontro muito bom em que podemos aprender mais e levar esse aprendizado para os pais e padrinhos, mobilizando para que participassem mais da vida da igreja”, afirma a diarista Enedira de Moraes Silva, 54 anos, que atua há nove anos como catequista na Paróquia São Maximiliano Maria Kolbe, no Riacho Grande.”O fundamental é descobrir a história de salvação de Deus com a humanidade. Essa história tem que passar por mim, como catequista. Passando por mim e fazendo efeito na minha vida, tenho capacidade que essa história faça parte do próximo”, avalia o metalúrgico Fernando de Araújo, 38 anos, que completou um ano como catequista na Paróquia Santa Maria, no Bairro Demarchi.

Compartilhe:

Dom Pedro Cipollini, um dos delegados do Brasil ao Sínodo, aponta o trabalho dos 10 Grupos de Estudo temático como novidade desta etapa

Dom Pedro envia mensagem sobre participação no Sínodo dos Bispos

A origem das Fake News

IAM: com a força do Espírito, testemunhas de Cristo!

Assembleia Eclesial do Regional Sul 1: Reflexões Pastorais e Desafios Atuais

Mês da Bíblia é marcado pelo Festival Bíblico-Catequético nas dez foranias da Diocese de Santo André

nomeacoes

Provisões – 25/09/2024

Encontro Diocesano de Professores reflete sobre missão e acolhida no contexto educacional

Diocese de Santo André encerra a peregrinação das relíquias de São Vicente de Paulo na catedral diocesana

Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado discute ações pastorais e prepara o 9º Plano Diocesano de Pastoral