Inspirada pelo legado do Sínodo Diocesano em caminhar junto com o povo de Deus e com fé em Jesus Cristo de que logo tudo voltará à normalidade, a Diocese de Santo André vem reforçar nesta quarta-feira (18/03) o compromisso de zelar pela vida e saúde das pessoas e colaborar para que a pandemia do coronavírus – COVID-19 – não se espalhe mais pelas sete cidades do Grande ABC.
Diante disso, num espírito de comunhão diocesana entre o clero e fiéis de todas as 106 paróquias, 257 capelas e comunidades, pastorais, grupos, movimentos e leigos, e em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade 2020 “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Viu, Sentiu Compaixão e Cuidou Dele” (Lc. 10,33-34), devemos sempre pensar no próximo e lembrar principalmente, daqueles em condição mais vulnerável.
E nesse momento de unidade e esperança, a Diocese orienta que os fiéis procurem ficar em suas casas, unidos em oração, a fim de evitar aglomerações e possíveis contágios do COVID-19 em atividades pastorais. Por isso, as igrejas ficarão abertas para que nelas possam orar os que desejarem. Ficam todos os fiéis diocesanos, em especial os que estão em grupo de risco, dispensados do dever de cumprir o preceito da missa dominical e dias de preceito, conforme o cân 1247 do Código de Direito Canônico.
Os nossos sacerdotes não deixarão de celebrar as missas, mesmo sem o povo. Recomendamos aos fiéis que participarão das missas, que mantenham distância uns dos outros. As missas, na medida do possível, serão transmitidas pelas mídias sociais, Facebook, Instagram, canais de televisão e emissoras de rádio.
A orientação também é para intensificarmos as orações ao longo do dia, como o Terço da Misericórdia, que convidamos a todos a rezarem em unidade de seus lares diariamente às 15h, e excepcionalmente nesta quarta-feira (18/03), em comunhão com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e emissoras católicas de televisão e rádio às 15h30. Nosso Facebook transmitirá também este momento de unidade.
Essa é a hora de colocarmos em prática os ensinamentos da parábola do bom samaritano, de vivermos melhor essa Quaresma, incentivando as pessoas a cuidarem umas das outras, num gesto de fraternidade e solidariedade para vencermos mais esse desafio com fé em Deus.