No Dia de São José de Anchieta, apóstolo e padroeiro do Brasil e dos catequistas, pela primeira vez uma posse de pároco aconteceu sem a presença de fiéis na Diocese de Santo André, em razão da pandemia da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. Porém, o povo da Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto prestigiou com muitas mensagens de boas-vindas pelas redes sociais e acolheu virtualmente o novo pastor Pe. Alexandre Cruz da Silva, que assumiu na noite de terça-feira (09/06), a administração da igreja localizada na Região Pastoral Santo André – Utinga (Rua Campos do Jordão, 232 – Vila Clarice).
Concelebraram os padres João Aroldo Campanha (administrador paroquial da Paróquia Santa Teresinha), Flávio Gomes de Alcântara (pároco da Paróquia São Camilo de Léllis) e Fabiano Felicio da Silva (Catedral Nossa Senhora do Líbano – Igreja Maronita – São Paulo).
Nomeado pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini para essa nova missão, o sacerdote enfatiza que a primeira ação em sua atual casa será conhecer a história da paróquia, do bairro e do seu povo.
“A paróquia já tem uma bonita e longa caminhada. A partir dos anseios do povo que irei trabalhar pastoralmente”, afirma o sacerdote, ao chegar na igreja que completou o Jubileu de Diamante, ou seja, 60 anos de fundação, em 2019.
Sobre os desafios de propagar a Boa Nova em tempos de isolamento social, Pe. Alexandre acredita que neste momento o mais importante é preservar o bem mais precioso de Deus para a humanidade.
“A vida está em primeiro lugar e, portanto, devemos protegê-la. Continuaremos a evangelização através dos meios virtuais, que dominarão o mundo vindouro, com fé e muita paciência que essa pandemia passe logo”, comenta o presbítero, que sucede Pe. Renato Fernandez (assume a Paróquia Santa Joana D’Arc, na próxima quinta, 11 de junho).
Por fim, Pe. Alexandre agradeceu a acolhida da Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto e da Capela Santa Isabel, e apoio dos fiéis das paróquias Nossa Senhora Aparecida, em Mauá, e Sagrado Coração de Jesus, de São Caetano, em sua trajetória de duas décadas de sacerdócio.
Sobre o novo pároco
Padre Alexandre Cruz da Silva nasceu no dia 3 de maio de 1966 (54 anos), na cidade de Cajuri, Zona da Mata, em Minas Gerais. Entrou no seminário diocesano, em 1993. Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 5 de dezembro de 1999, pelas mãos do saudoso bispo Dom Décio Pereira (1940-2003).
Sua primeira paróquia como presbítero foi a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Zaíra, em Mauá, onde permaneceu como pároco durante 17 anos. No início de 2017 é designado por Dom Pedro para assumir a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Bairro São José, em São Caetano do Sul. Após três anos e meio de caminhada nesta igreja, Pe. Alexandre é nomeado em maio de 2020 como novo pároco da Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto, na Vila Clarice, em Santo André.
Fotos: Pascom Nossa Senhora do Bom Parto