Diocese de Santo André

Diocese participa do XX Encontro Nacional da Pastoral da Educação

Instituído em 1967 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o Dia Mundial da Alfabetização é celebrado neste 8 de setembro com o objetivo de fomentar a alfabetização nos vários países.

O processo da aprendizagem de ler e escrever (alfabetização) deve ser também uma preocupação constante em nosso país, sendo relacionado ao desenvolvimento social e redução das desigualdades. Nestes tempos de pandemia da Covid-19, um dos grandes desafios da educação pública no Brasil é a adaptação dos estudos para as aulas online, que vem sendo debatida desde a suspensão das aulas presenciais.

Esse é um dos assuntos que serão debatidos, de forma virtual, no XX Encontro Nacional da Pastoral da Educação, que será realizado nesta semana (sexta e sábado – dia 11/09, a partir das 20h; e dia 12/09, a partir das 9h) e tem como tema “Igreja em Saída: A Pastoral da Educação na Escola Pública”, numa clara inspiração no Pacto Educativo Global e no próprio Papa Francisco, grande ícone educador. O encontro é realizado pelo Setor de Educação da Comissão de Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com a Associação Nacional de Educação Católica, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a FTD Educação.

Inscrições e transmissão

O evento será transmitido pelo canal Cultura e Educação CNBB. As inscrições se encontram abertas e podem ser efetivadas por aqui.

A Pastoral da Educação da Diocese de Santo André confirmou participação no encontro. “Com certeza nossa Diocese estará acompanhando de perto essa atividade. É um evento importante para debatermos os caminhos do ensino no Brasil, o papel do educador e a eficiência no aprendizado dos alunos, principalmente neste tempo desafiador de aulas online”, avalia o coordenador diocesano Renan Evangelista Souza. A missão da Pastoral da Educação é promover ações marcadas pelo diálogo e pelo serviço em prol de um processo educativo humano e solidário.

Aulas presenciais em 2021

Diante do debate sobre o retorno das aulas presenciais no estado de São Paulo, sobretudo na região do Grande ABC, algumas questões têm sido levantadas sobre a retomada de uma maneira segura, afinal, a pandemia ainda não está controlada, e a eficácia do conteúdo apresentado de forma online apresenta inúmeros desafios. Especialistas na área da medicina acreditam que a volta se dará com segurança para todos apenas com a liberação da vacina, ou seja, provavelmente no primeiro semestre de 2021. No ABC, as sete cidades Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra já adiaram a retomada das aulas presenciais nas escolas públicas para o ano que vem.

Missa dos Professores
Coordenador diocesano da Pastoral da Educação, Renan Evangelista também informou que a Missa em Ação de Graças pelos Professores acontecerá no dia 11 de outubro, às 11h, na Catedral Nossa Senhora do Carmo. A celebração será presidida pelo bispo Dom Pedro Carlos Cipollini.

Neste dia também será finalizada a quarta edição consecutiva do Curso Preparatório para o Enem, realizado pela Diocese no formato online em 2020 e que bateu o recorde de inscritos com mais de 500 participantes.

Compartilhe:

Nota de Repúdio às declarações do Vereador Luiz Henrique Watanabe

Comissão de Justiça e Paz promove roda de conversa sobre preservação das águas e ecologia integral

Unidade na Caridade: Encontro reúne entidades católicas para fortalecer ação social na Diocese

nomeacoes

Decretos e provisões – 12/03/2025

SAV Diocesano participa da Assembleia do Regional Sul 1

Paróquia São Maximiliano Maria Kolbe celebra 16 anos de criação

Lideranças da Sub-região Pastoral São Paulo aprofundam sinodalidade e ecologia integral em encontro na PUC-SP

Missa de envio dos agentes do Serviço da Escuta Cristã reforça: “A escuta cristã salva vidas”

QUARESMA: ATREVESSAR O DESERTO

“Façamos este caminho juntos na esperança de uma promessa”: Dom Pedro motiva fiéis na Quarta-feira de Cinzas