A quarta edição do Dia Mundial dos Pobres na Diocese de Santo André teve início no último domingo (08/11), na Região Pastoral Mauá. Ao menos serão quatro finais de semana de novembro e dezembro para celebrar a data instituída pelo Papa Francisco para a acolhida das pessoas em situação de vulnerabilidade social e conscientização por um mundo com distribuição de renda mais igualitária.
Na cidade mauaense, o evento aconteceu na Praça da Paineira e reuniu uma equipe de voluntários religiosos de Casas de Acolhida como o GEV (Grupo Esperança Viva – Fazenda Esperança) e Fraternidade O Caminho, pastorais sociais como os Servos da Misericórdia e o Projeto Bom Samaritano, bem como padres, diáconos e alunos da Escola Diaconal, que ofereceram almoço, doação de roupas e agasalhos, corte de cabelo e barba e um contêiner para banho para as pessoas em situação de rua. Durante o período da tarde, a Santa Missa foi celebrada ao ar livre pelo vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Mathew Holke, que agradeceu o empenho dos cristãos em prol da justiça social e amor ao próximo. “Encerrando esse dia em ação de graças, vamos pedir que Deus dê mais sabedoria ao nosso coração e que a chama da fé, a chama do amor que Ele mesmo acendeu dentro de nós, fique cada vez mais forte, cada vez mais luminosa”, destaca Pe. Ryan.
Quem recebeu os serviços ao longo do dia aprovou a iniciativa: “Tive corte de cabelo, de barba. Foi excelente. Estão de parabéns por esse trabalho de olhar por nós”, atesta o marceneiro e carpinteiro José Luiz Santana, nascido em Três Fronteiras, no interior de São Paulo, e que está em Mauá há 37 anos. “Hoje moro na rua, desempregado e recolhendo latinhas para sobreviver”, confessa ele, que completará 52 anos no Dia da Consciência Negra. Valquíria Oliveira da Silva nasceu há 62 anos na Vila Alpina, em São Paulo, e chegou em Mauá ainda bebê. “Vi a cidade nascer”., conta. “É um trabalho muito bonito que até então ajuda as pessoas. Pude almoçar bem, como todos que estão aqui. Ninguém ficou sem refeição”, agradece ela, que atualmente mora no albergue.
*
Sobre o Dia Mundial dos Pobres
Com o tema “Estende a tua mão ao pobre” (Eclo 7, 32), a reflexão deste ano foca num dos livros do Antigo Testamento. Desde as primeiras páginas, Ben-Sirá propõe os seus conselhos sobre muitas situações concretas da vida, sendo a pobreza uma delas. Leia a mensagem do Santo Padre
Confira a programação completa nas cidades da diocese
Créditos das fotos: Diocese de Santo André e Projeto Bom Samaritano