Diocese de Santo André

Conselho feminino é instituído em Festa da Mãe do Carmelo

A Santa Missa em honra a Nossa Senhora do Carmo, na Catedral em Santo André, foi marcada pela presença de muitos fiéis, pois após 2 anos em que iniciou a pandemia da Covid-19, foi a primeira vez que não teve a restrição por número de pessoas, mas Padre Joel Nery, pároco da catedral, manteve os cuidados com álcool em gel nas portas da igreja para constante higienização.

A festa da padroeira da nossa catedral diocesana foi celebrada com a presença do nosso bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, Padre Joel Nery, Padre Gino Sorgon, Padre Guilherme Sanches, Padre Camilo Gonçalves e do Diácono Jorge Bonfim.

Dom Pedro falou da alegria de estarmos reunidos novamente, e a saudade de ver as missas lotadas novamente e participativas, mas lembrou que a situação da covid ainda é presente, e que a vacinação nos permitiu esse encontro novamente.

Nosso bispo falou sobre a centralidade de Jesus e Maria em nossa fé: “Celebramos hoje nesta santa eucaristia Jesus, que é o centro de nossa fé, mas a sua mãe Maria, faz parte desse centro. Ninguém como Maria Santíssima esteve tão próxima de Jesus, não só uma proximidade física, mas uma proximidade de colaboração e adesão na missão de Jesus. E foi o próprio Jesus, pregado na cruz, entrega Maria ao discípulo, representando todos aqueles que serão discípulos e discípulas dele para sempre.”

Refletindo a liturgia do dia, Dom Pedro falou:” Nossa Senhora invocada com o título de Nossa Senhora do Monte Carmelo, Nossa Senhora do Carmo, ela nos recorda a herança dos profetas. Profeta Elias que estava cheio do zelo pela causa de Deus, para que Ele continuasse vivo na vida das pessoas., e que a própria palavra de Deus fosse levada em conta. No momento em que as pessoas iam atrás dos ídolos e esqueceram da palavra de Deus, então ele convoca o povo para a conversão. Ele morava no Monte Carmelo, onde no século XXII, se reuniram homens que se consagraram na oração sobre a proteção a Nossa Senhora, e daí vem a devoção a Nossa Senhora do Carmo.”

Finalizou a homilia pedindo que a palavra de Deus possa entrar nos corações e mover a vontade para ouvir e praticar a palavra de Deus no dia a dia, e em todas as circunstância e que se faça sempre o bem.

A celebração da Mãe do Carmelo também tem um sentido especial em nossa diocese, portanto em homenagem a Maria, presença feminina no ministério de Jesus, a nossa igreja em comunhão com  o Papa Francisco, que tem reforçado o papel da mulher no processo de evangelização, instituiu o Conselho Feminino Diocesano, que foi nomeado no dia 24 de maio (Prot. 2726/35 – 24/05/2022:).

“Essas mulheres ativas pastoralmente em toda igreja de Santo André vão assessorar o bispo, ajudando a refletir com a visão feminina sobre as realidades em que vivemos e inspirando a ação pastoral missionária evangelizadora de nossa igreja, estando assim, muito mais unidos à Maria, que estava com os apóstolos no dia de Pentecostes, invocando com eles a força do alto, para que eles evangelizaram segundo o coração do seu filho Jesus”, explica Dom Pedro.

No final da celebração, Padre Joel Nery, vigário geral, leu o decreto de instituição do Conselho Feminino Diocesano da Diocese de Santo André, e então o nosso bispo diocesano convidou esse grupo de mulheres para receber de suas mãos o decreto de instituição.

Mércia Ferreira representou o grupo falando: “ Esperamos em todas as mulheres que aqui estão e de todas as mulheres de nossa diocese, que possamos junto do nosso querido bispo, refletir e pensar em ações das problemáticas femininas, e ser a voz de cada uma de vocês nesse conselho.” As conselheiras que compõem a comissão e ajudarão também às pastorais, movimentos e associações eclesiais, nas matérias em que forem solicitadas, ou que o próprio Conselho julgar oportuno trazer à pauta, contribuindo com o olhar e a análise feminina das questões examinada, inicialmente por 3 (três) anos, são: Sra. Clara Helena Breccio Cavinato; Sra. Clarice Aparecida dos Santos Albarelli; Sra. Claudenice Gomes Caliari; Sra. Ir. Adriana Rubino; Sra. Ir. Wilma Carvalho; Sra. Jaqueline Pereira; Sra. Maria Carolina Martins e Ortiz Pelosini; Sra. Mariana Bonotto; Sra. Mércia Aparecida da Silva Ferreira; Sra. Odir Teresinha Lopes de Brito; Sra. Renata Batista Moreira; Sra. Risocleide Raimunda Matos dos Santos; e Sra. Vanessa Mascaro Siribeli Domienikan.

Compartilhe:

Missas de Finados: veja a programação das missas nos cemitérios das Sete Cidades do Grande ABC

nomeacoes

Decretos e Provisões – 01/11/2024

Encontro Diocesano da Pastoral da Acolhida fortalece a missão de serviço e espiritualidade

23º Encontro Diocesano de Formação com Catequistas do Batismo reflete a Iniciação da Vida Cristã e o Caminho do Espírito

Documento final da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo é publicado

“Amou-nos”, a Encíclica do Papa sobre o Sagrado Coração de Jesus

Aparecida Severo, leiga consagrada da diocese, está em missão em Tefé: “Dar da minha pobreza sem limites de espaço e de tempo”

Caminhando na Pequena Via: Vigília da Juventude inspira esperança

Em coletiva do Sínodo, Dom Pedro Cipollini fala da necessidade de três conversões: espiritual, pastoral e de estruturas

Mundo visto daqui