Diocese de Santo André

Dom Pedro ministra Aula Inaugural na Escola de Formação Diaconal

Os quinze Aspirantes ao Diaconato Permanente iniciaram no dia 1 de fevereiro, quarta-feira, os estudos no Curso Curricular de Filosofia e Teologia na Escola de Formação Diaconal Diocesana” Santo Efrém-Diácono.

A aula inaugural foi ministrada pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipolllini, sendo apresentada aos aspirantes uma reflexão sobre a importância da teologia em nossa vida, comunidade e no mundo atual, e contou com a presença do Pe. José Pedro Teixeira de Jesus (Presbítero Diretor) e do Diác. Wagner Innarelli (Diretor Executivo da mesma) e demais membros da formação da Escola Diaconal.

Em sua fala inicial, Dom Pedro deu boas-vindas aos candidatos e explicou que o curso será um caminho em busca do conhecimento, ressaltando que deve ser contínua.

A aula proferida discorreu a partir dos três pilares; bíblia, tradição e magistério. A genuína teologia católica têm como base tais pilares. Bíblia, fonte onde o teólogo entra em contato com a Revelação de Deus. Tradição que ajuda o teólogo a dar continuidade na reflexão produzida por aqueles que vieram antes de nós e o magistério que confirma a teologia desenvolvida. Continuou sobre o estudo da Teologia, em seu aspecto epistemológico e prático, sendo a Teologia a “ciência da fé”, o diálogo entre a fé e a razão, o esforço humano para compreender e interpretar a experiência da fé. Salientou a importância da Tradição (que é diferente do tradicionalismo) que é expressa na liturgia, nos dogmas, nos testemunhos dos Santos Padres e dos teólogos reconhecidos pelo magistério da Igreja e por fim, discorreu sobre as dimensões da fé (antropológica, teológica, cristologia e eclesial) e deu alguns conselhos para o estudo e a prática teológica.

Antes do término da aula, Diácono Wagner apresentou as disciplinas e os professores que os acompanharam no período letivo, e falou sobre a acolhida durante o ano vocacional e propedêutico, processo que durou dois anos.

“É uma alegria recebermos Dom Pedro, sendo grande incentivador para formarmos nossos diáconos na Escola de Formação Diaconal Diocesana Santo Efrém-Diácono. Temos presbíteros, diáconos e leigos em nossa diocese com capacidade para lecionar aos aspirantes”, finaliza o diácono.

Compartilhe:

Dom Pedro sobre o Dia dos Fiéis Defuntos: “A morte não tem última palavra”

Pastoral da Pessoa Idosa comemora duas décadas de cuidado e esperança

Missas de Finados: veja a programação das missas nos cemitérios das Sete Cidades do Grande ABC

Ouvir com ouvidos do coração

nomeacoes

Decretos e Provisões – 01/11/2024

Missões Diocesanas reforçam o compromisso de ser uma Igreja em saída: “A missão é nossa resposta ao amor de Deus”

Encontro Diocesano da Pastoral da Acolhida fortalece a missão de serviço e espiritualidade

23º Encontro Diocesano de Formação com Catequistas do Batismo reflete a Iniciação da Vida Cristã e o Caminho do Espírito

Documento final da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo é publicado

“Amou-nos”, a Encíclica do Papa sobre o Sagrado Coração de Jesus