A Semana da Juventude da Diocese de Santo André aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de julho, trazendo momentos de espiritualidade e reflexão para a juventude diocesana. Com o tema “Esperança”, abordou-se três dimensões essenciais: “Esperança não decepciona”, “Esperança como virtude” e “Salvos na Esperança”. As atividades foram realizadas simultaneamente em três locais diferentes, reunindo jovens de todas as partes da diocese.
As foranias Santo André Utinga, Santo André Centro, Santo André Leste e São Caetano do Sul se reuniram no Salão Paroquial da Catedral do Carmo. As foranias São Bernardo Centro, São Bernardo Rudge Ramos, São Bernardo Anchieta e Diadema encontraram-se na Paróquia Santíssima Virgem, em São Bernardo do Campo. Já as foranias Mauá, Ribeirão Pires/Rio Grande da Serra participaram na Paróquia São José, a Matriz de Ribeirão Pires.
Segundo a coordenação do Setor Juventude, composta por Junior Medeiros, pelo assessor eclesiástico Padre Dayvid da Silva, e pelo seminarista Breno de Oliveira Santos, a maior motivação para a realização da Semana da Juventude foi o pedido de muitos jovens por momentos de espiritualidade. Com a valiosa colaboração das comunidades Shalom, Jovens Sarados, Comunidade Colo de Deus e do Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica (RCC), a semana foi um verdadeiro sucesso, proporcionando encontros enriquecedores e espiritualmente significativos.
A dimensão “Esperança não decepciona” trouxe reflexões sobre a confiança em Deus e a certeza de que Ele nunca nos abandona, mesmo nos momentos mais difíceis. Os jovens foram incentivados a olhar para o futuro com otimismo, sabendo que a fé em Deus é um alicerce firme que sustenta a vida.
Já em “Esperança como virtude”, foi destacada a importância de cultivar a esperança diariamente, como uma atitude que se transforma em ação concreta no mundo. A esperança, assim como a fé e a caridade, é uma virtude teologal que nos mantém firmes nas promessas de Deus e nos motiva a agir em prol do bem comum.
Por fim, “Salvos na Esperança” abordou a salvação que nos é oferecida através de Jesus Cristo. Os jovens refletiram sobre a esperança que vem da certeza da vida eterna e da redenção, que nos impulsiona a viver de acordo com os ensinamentos de Cristo e a buscar a santidade.
No dia 27 de julho, a Semana da Juventude foi encerrada com a Santa Missa na Catedral Nossa Senhora do Carmo. Durante a homilia, o Padre Dayvid refeltiu sobre a importância da partilha e da confiança em Deus. Ele destacou como os pequenos gestos de generosidade podem se transformar em grandes bênçãos, citando o exemplo da multiplicação dos pães:
“Diante deste movimento redentor de Deus em nossa direção e deste movimento redentor nosso em direção ao outro, não há fome onde nós estivermos, nós sempre poderemos contar com esta graça de Deus, que é ter o alimento de cada dia.”
Junior Medeiros, coordenador diocesano do Setor Juventude, encerrou a missa com palavras de gratidão:
“Em nome do Setor Juventude, queremos agradecer ao Padre Dayvid, nosso assessor diocesano, e a todos que contribuíram para a realização dessa semana especial. Agradecemos também à Paróquia Matriz de São José, à Catedral Nossa Senhora do Carmo e à Paróquia A Santíssima Virgem pela acolhida aos jovens. Foi uma semana de intensa oração, conversão e intimidade com Deus, que transformou a vida de muitos jovens.”
Junior também fez um apelo aos jovens presentes:
“Setor Juventude somos todos nós que respondemos ao chamado de Jesus. Que possamos continuar levando esse amor para as nossas comunidades e grupos. E não se esqueçam de pegar os ingressos do festival vocacional no final, que com certeza será inesquecível.”
A Semana da Juventude foi um momento especial para a juventude diocesana, e que todos continuem a levar a mensagem de Jesus, compartilhando o amor e a esperança que experimentaram durante esses dias especiais.