Centenária Capela Santo Antônio reabre as portas para o povo

A centenária e histórica Capela Santo Antônio reabriu oficialmente as portas para o povo de Deus em celebração realizada na noite de sábado (23/11), no Bairro dos Casa, em São Bernardo. O badalar dos sinos deu início à missa presidida pelo pároco Pe. Antônio Fernandes Nascimento, contando com a presença de fiéis, amigos e colaboradores que lotaram o espaço de fé.
Também estiveram presentes a Família Casa, tradicional na região, e o jornalista e historiador Ademir Medici (Coluna Memória – Diário do Grande ABC).

Após a celebração, uma confraternização reuniu todos os presentes na praça de alimentação montada pela comunidade durante a noite. As comemorações prosseguiram durante o domingo. Faça uma visita e participe das celebrações. O endereço da capela é Rua Leonardo Martins Neto, 1 – ao lado da Paróquia São Benedito, na cidade são-bernardense. Mais informações pelo telefone: 4109-2287.

História

A Capela Santo Antônio se confunde com a história da família Casa. Luiz Casa trouxe uma imagem de Santo Antônio da Itália e junto com seus familiares construíram a Capela, inaugurada em 9 de junho de 1900 e tombada pelo COMPAHC-SBC (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de São Bernardo do Campo), por lei municipal de 1984 e decreto de 1987. Por volta de 1925, a Capela desabou, mas os fiéis se organizaram e construíram outra Capela no local, durante a década de 1930.

Reforma e revitalização

No dia 11 de março de 2017, o espaço foi reaberto para celebrações, através da Santa Missa presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, concelebrada pelo pároco anfitrião, Pe. Antônio Fernandes Nascimento; pelo assessor da Comissão para os Bens Culturais da Igreja da Diocese de Santo André (COBECISA), Pe. Paulo Afonso, e pelo Pe. José Aguirre.
“Daí fizemos uma cerimônia para iniciar o funcionamento. Depois que recebemos a autorização da prefeitura para reformar, fizemos as intervenções necessárias. Intervimos no telhado, na fiação, nas luminárias e melhoramos as paredes, bem como pintura interna e externa”, recorda Pe. Antônio.

De acordo com o depoimento da agente da Pascom da Paróquia São Benedito, Tirzah Vitorino, “após a chegada do Pe. Fernandes e observando o estado em que estava a capela, decidiu juntamente com os fiéis, por meio de doações, trabalhar na limpeza, pintura e telhado. Diante disso foi feita a reabertura da Capela Santo Antônio para realização de missas. Após esse tempo ocorria uma celebração da família todo mês, o terço dos homens, o grupo de jovens. Enfim, tudo começou a ser realizado. Porém, a estrutura apresentava sinais de precariedade. Então, o padre passou a solicitação para a prefeitura, a fim da reforma ser realizada, mas preservando a identidade do local, mesma telha, pintura igual e o mesmo modelo (pelo motivo de a capela ser tombada como patrimônio histórico e cultural)”, conta.