Diocese de Santo André

Paróquia Santa Teresinha comemora Jubileu de Carvalho

Situada na Região Santo André – Utinga, igreja foi inaugurada no dia 25 de janeiro de 1940; comemorações acontecerão em três datas, com missas, carreata e sessão solene

 

A Paróquia Santa Teresinha, localizada na Região Santo André – Utinga, está em festa e o motivo é muito especial. No próximo dia 25 de janeiro, a igreja completará oito décadas de existência.

E para celebrar o Jubileu de Carvalho, a comemorações serão realizadas em três atos: início no sábado (25/01), às 14h30, com a Carreata e Missa Solene pelos 80 anos de criação da paróquia, na Praça Rui Barbosa s/nº, no Bairro Santa Teresinha, na cidade andreense. No dia 1º de fevereiro (sábado) acontece a Missa e Festa Comemorativa, às 16h, com a celebração do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini. E no dia 12 de fevereiro (quarta), às 19h, ocorre a sessão solene pelos 80 anos da Paróquia Santa Teresinha, na Câmara Municipal de Santo André.

Mais informações pelo telefone: 4996-3506.

História

Instituída no dia 25 de janeiro de 1940, a Paróquia Santa Teresinha tem sua trajetória iniciada três anos antes, quando o primeiro pároco, Pe. Dario de Moura chega ao bairro da cidade andreense para começar a construção da nova igreja, integrando a antiga capela que existia no local.

Um fato importante ocorre no dia 20 de maio de 1945, através da missa campal realizada pelo fim da 2ª Guerra Mundial e pela Paz. As tradicionais festas durante a década atraiam não somente os moradores do bairro, mas também de outras partes do município.

Pe. Giuseppe Caruso fica temporariamente na paróquia entre 1º de julho de 1949 e 11 de junho de 1950, quando assume o Pe. Vitautas Kavolis. A pedra fundamental do Salão Paroquial é lançada no dia 15 de abril de 1951. Para arrecadar renda para a construção da futura igreja, o Cinema Santa Teresinha foi criado no salão paroquial, bem como o local passaria a ser um espaço para shows e eventos.

No dia 24 de junho de 1956 foi lançada a pedra fundamental para a construção da nova igreja. Pelos próximos anos passaram pela paróquia os padres Azurene Ferreira Pinto, Gian Piero Crespi, José Mahon e Padre Pedro Jourdanne, sendo os dois últimos da Congregação dos Filhos da Caridade. Após o golpe militar, vários padres passaram pela igreja, entre eles, Rubens, Roberto, Yves, Guido, Afonso, Henrique e Cláudio. Na primeira metade da década de 1970, Pe. Benno Deimling atuou como pároco na paróquia até o Pe. Hildebrando Rodrigues de Oliveira tomar posse em 1976. Em 1982, Pe. Luiz Girotti assume a igreja. Durante a década de 1980, um pequeno seminário funciona no local, num terceiro pavimento anexado à casa paroquial.

Durante a década de 1990, a Paróquia Santa Teresinha passa por uma grande organização dos movimentos, com uma nova comissão de festas e a criação do conselho paroquial, com a chegada do Pe. Wagner Paulo Pereira Doriguetti. Em 1998, Pe. José Mateus Domingues Filho assume a paróquia no ano de um grande acontecimento, com a visita das relíquias de Santa Teresinha.

Em 2000, o Pe. Jerzy Wasilewski, mais conhecido como Pe. Jorge, assume como pároco da igreja, onde permanece durante 14 anos e 7 meses, sendo o mais longevo administrador da paróquia. Construiu o Centro Catequético, antigo salão paroquial, além de diversas salas para cursos e reuniões. Pe. Tiago José Sibula da Silva assume em novembro de 2014 e permanece como pároco até agosto de 2019.  Com reformas na estrutura da igreja, organização e ampliação das pastorais e dos movimentos, Pe. Tiago conquista a comunidade até a chegada do novo pároco, Pe. Frei João Aroldo Campanha, que é acolhido como administrador paroquial no dia 11 de agosto de 2019, em solenidade presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini.

 

*Com informações do sitehttps://www.santateresinha.org.br/

Compartilhe:

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO

Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças

Nossa Senhora do Carmo