Paróquia Santa Teresinha comemora Jubileu de Carvalho

Situada na Região Santo André – Utinga, igreja foi inaugurada no dia 25 de janeiro de 1940; comemorações acontecerão em três datas, com missas, carreata e sessão solene

A Paróquia Santa Teresinha, localizada na Região Santo André – Utinga, está em festa e o motivo é muito especial. No próximo dia 25 de janeiro, a igreja completará oito décadas de existência.

E para celebrar o Jubileu de Carvalho, a comemorações serão realizadas em três atos: início no sábado (25/01), às 14h30, com a Carreata e Missa Solene pelos 80 anos de criação da paróquia, na Praça Rui Barbosa s/nº, no Bairro Santa Teresinha, na cidade andreense. No dia 1º de fevereiro (sábado) acontece a Missa e Festa Comemorativa, às 16h, com a celebração do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini. E no dia 12 de fevereiro (quarta), às 19h, ocorre a sessão solene pelos 80 anos da Paróquia Santa Teresinha, na Câmara Municipal de Santo André.

Mais informações pelo telefone: 4996-3506.

História

Instituída no dia 25 de janeiro de 1940, a Paróquia Santa Teresinha tem sua trajetória iniciada três anos antes, quando o primeiro pároco, Pe. Dario de Moura chega ao bairro da cidade andreense para começar a construção da nova igreja, integrando a antiga capela que existia no local.

Um fato importante ocorre no dia 20 de maio de 1945, através da missa campal realizada pelo fim da 2ª Guerra Mundial e pela Paz. As tradicionais festas durante a década atraiam não somente os moradores do bairro, mas também de outras partes do município.

Pe. Giuseppe Caruso fica temporariamente na paróquia entre 1º de julho de 1949 e 11 de junho de 1950, quando assume o Pe. Vitautas Kavolis. A pedra fundamental do Salão Paroquial é lançada no dia 15 de abril de 1951. Para arrecadar renda para a construção da futura igreja, o Cinema Santa Teresinha foi criado no salão paroquial, bem como o local passaria a ser um espaço para shows e eventos.

No dia 24 de junho de 1956 foi lançada a pedra fundamental para a construção da nova igreja. Pelos próximos anos passaram pela paróquia os padres Azurene Ferreira Pinto, Gian Piero Crespi, José Mahon e Padre Pedro Jourdanne, sendo os dois últimos da Congregação dos Filhos da Caridade. Após o golpe militar, vários padres passaram pela igreja, entre eles, Rubens, Roberto, Yves, Guido, Afonso, Henrique e Cláudio. Na primeira metade da década de 1970, Pe. Benno Deimling atuou como pároco na paróquia até o Pe. Hildebrando Rodrigues de Oliveira tomar posse em 1976. Em 1982, Pe. Luiz Girotti assume a igreja. Durante a década de 1980, um pequeno seminário funciona no local, num terceiro pavimento anexado à casa paroquial.

Durante a década de 1990, a Paróquia Santa Teresinha passa por uma grande organização dos movimentos, com uma nova comissão de festas e a criação do conselho paroquial, com a chegada do Pe. Wagner Paulo Pereira Doriguetti. Em 1998, Pe. José Mateus Domingues Filho assume a paróquia no ano de um grande acontecimento, com a visita das relíquias de Santa Teresinha.

Em 2000, o Pe. Jerzy Wasilewski, mais conhecido como Pe. Jorge, assume como pároco da igreja, onde permanece durante 14 anos e 7 meses, sendo o mais longevo administrador da paróquia. Construiu o Centro Catequético, antigo salão paroquial, além de diversas salas para cursos e reuniões. Pe. Tiago José Sibula da Silva assume em novembro de 2014 e permanece como pároco até agosto de 2019.  Com reformas na estrutura da igreja, organização e ampliação das pastorais e dos movimentos, Pe. Tiago conquista a comunidade até a chegada do novo pároco, Pe. Frei João Aroldo Campanha, que é acolhido como administrador paroquial no dia 11 de agosto de 2019, em solenidade presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini.

*Com informações do sitehttps://www.santateresinha.org.br/