Testemunho de fé de Santa Luzia inspira duas décadas de paróquia

Momentos de alegria, confraternização e devoção à padroeira dos olhos. Inúmeros fiéis celebraram o Jubileu de Porcelana, ou seja, os 20 anos da Paróquia Santa Luzia de Ribeirão Pires na tarde de sexta-feira (13/12), durante missa solene presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini.

“Nessa celebração dos 20 anos dessa paróquia, que tem um itinerário bonito de fé e de participação, com a intercessão de Santa Luzia, vamos orar pelas vocações. Para que tenhamos jovens generosos que venham a ser sacerdotes”, destaca Dom Pedro, ao relembrar do Ano Vocacional Diocesano como incentivo para ouvir o chamado do Senhor e realizar o discernimento visando a formação de novos padres.

Testemunho de fé

O bispo diocesano ainda salientou que, assim como Santa Luzia, os cristãos devem sempre estar com as ‘lâmpadas acesas’, a partir da prática da Palavra de Deus, vivendo a caridade e a fé. “A fé age pela caridade, pelo amor entre nós. Santa Luzia foi dessas virgens prudentes e estava preparada com sua lâmpada pronta para acender quando Jesus apareceu em sua vida. E como Jesus apareceu na sua vida? Através do martírio. Ela foi chamada a dar testemunho de Jesus muito forte, numa época em que os cristãos eram perseguidos”, medita Dom Pedro, ao citar que teriam arrancado os olhos da santa, uma vez que ela teria permanecido firme na fé e não ter renunciado Jesus Cristo como o Senhor.

Pároco da igreja

O diácono Luciano José Dias fez a leitura de provisão de posse que ratificou Pe. Clemilson Pereira Teodoro como pároco da igreja, uma vez que assumiu como administrador paroquial em fevereiro deste ano. “Agradecemos a gentileza da presença do bispo, a sabedoria das suas palavras nos ensina a viver na comunhão, a ser Igreja Diocesana, a ser uma Casa de Deus, a ser uma casa de irmãos e continuar dando nosso testemunho de fé como família, como irmãos, como filhos e filhas de Deus”, enfatiza Pe. Clemilson.

Programação

A Festa da Padroeira teve início com a novena no dia 4 (quarta-feira) e prosseguiu até o dia 12 de dezembro (quinta-feira). Durante o Dia de Santa Luzia, 13 de dezembro, ocorreu a benção dos olhos, com exames de vista gratuitos. No sábado e domingo, as comemorações continuaram com a Noite da Panqueca e Cantata de Natal. Cada dia teve uma programação especial, como as bençãos das chaves, da carteira de trabalho, dos documentos, dos medicamentos, dos doentes, cuidadores e profissionais da saúde, das famílias, das crianças, da água e dos membros de pastorais.

História

Criada no dia 24 de dezembro de 1999, pelo até então bispo diocesano Dom Décio Pereira (1940-2003), a Paróquia Santa Luzia foi desmembrada da Paróquia Sant’Anna, ambas localizadas em Ribeirão Pires. O primeiro pároco foi o Pe. José Silva, onde permaneceu por 16 anos. Em seguida, Pe. Everton Gonçalves Costa assume e fica até o dia 15 de fevereiro de 2019, quando Pe. Clemilson Pereira Teodoro é empossado como administrador paroquial e, posteriormente como pároco atual.

Veja aqui as fotos