Diocese de Santo André

Edições CNBB lança segunda edição do Texto de Estudos 95 da CNBB “Ministério de Catequista”

A Edições CNBB apresentou a segunda edição do texto de Estudos número 95 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) “Ministério de Catequista”. A expectativa é que esta nova impressão da publicação seja “muito útil nesta etapa de amadurecimento da missão catequética na Igreja” quando, a partir da carta apostólica Antiquum Ministerium, se reforça o reconhecimento e a instituição do Ministério de Catequista.

 

Segundo a editora, a obra deseja “nos educar para o Ministério, pois, antes de instituí-lo, é preciso bem compreendê-lo”. As reflexões contidas no material são resultado de ampla reflexão da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, ainda em 2007. Agora, vão ajudar a compreender o que o Papa Francisco estabeleceu na carta apostólica sob forma de «motu proprio» Antiquum Ministerium – pela qual se institui o ministério de catequista, publicada no ano passado.

 

“Se o Motu Proprio foi para nós um vigoroso impulso para que sejamos mais ousados na capacidade de reconhecer e promover a índole ministerial da Igreja, de certa forma, aqui no Brasil, a temática havia já palmilhado passos muito interessantes”, destaca o arcebispo de Curitiba (PR) e presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, dom José Antônio Peruzzo.

 

Ele recorda a primeira edição do texto de Estudos, em 2007, como um “precioso documento de estudo”. Para dom Peruzzo, “é um texto muito bem alentado, não apenas uma reflexão. É também resultado de uma paciente pesquisa: confirmam-no as notas explicativas vigorosas. Por isso mesmo, a sua reedição se tornou tão necessária, pois a procura aumentou e a atualidade do texto se mostrou muito inspiradora”.

Na publicação não são apresentadas “ideias de conveniência”, mas “a busca, na história e na escritura, dos primeiros assomos do ministério catequético”, segundo destaca dom Peruzzo.

 

Clique aqui para acessar o site da Edições CNBB e adquirir o material.

 

Fonte: CNBB

Compartilhe:

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO

Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças

Nossa Senhora do Carmo