Diocese de Santo André

Bispo dá orientações sobre o Coronavírus – 6/3/2020

Atento à realidade na qual a sociedade está assustada pelo surto de perigo e contágio do “coronavírus” (Covid-19), uma séria ameaça à saúde dos diocesanos, principalmente crianças e idosos, Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano de Santo André, deu algumas orientações temporárias a respeito deste mal:

“Como bons católicos que somos, vamos viver bem o período quaresmal, com muita fé nas nossas comunidades, tomando principalmente o cuidado de não prolongar demais as celebração.”

Ele alerta também para ações que ajudam a evitar o contágio, tais como: lavar bem as mãos e rosto, cobrir a boca ao tossir ou espirrar. “Durante este período que estamos vivendo, nas nossas celebrações, evitar o “abraço da paz”, rezar de mãos dadas, aperto de mão, etc.”, destaca o bispo.

De acordo com o documento Redemptionis Sacramentum, “Todo fiel tem sempre direito a escolher se deseja receber a sagrada Comunhão na boca ou se quer receber na mão o Sacramento. […] Sem dúvida, ponha-se especial cuidado em que o comungante consuma imediatamente a hóstia, na frente do ministro, e ninguém se desloque tendo na mão as espécies eucarísticas”. (cf. Redemptionis Sacramentum, 92). Porém, com especial caridade neste período cauteloso que vivemos, Dom Pedro pede que se opte por comungar nas mãos.

O bispo diocesano orienta ainda que se evite passar adiante as famigeradas “fakenews”, informações falsas sobre os sintomas, atingidos, etc. Dom Pedro garante que manter a calma e a esperança em Deus, que cuida de todas as coisas é a melhor decisão a ser tomada neste momento.

“Devemos, principalmente, perseverar na fé, rezando pelas vítimas, suspeitos e pedindo a Deus que livre a humanidade deste mal.” Afirma Dom Pedro.

Continuemos como família Diocesana a plantar a unidade, para colher o amor com o próximo e com Deus.

 

Recomendamos que o documento oficial seja lido nas missas. Acesse aqui o documento oficial

Compartilhe:

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO

Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças

Nossa Senhora do Carmo

nomeacoes

Nomeação e provisões – 03/07/2024