Diocese de Santo André

Aspirante ao diaconato, Renan é admitido às Ordens Sacras

O aspirante ao diaconato permanente da Diocese de Santo André, Renan Evangelista, foi admitido às Ordens Sacras, tendo realizado a Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade, na manhã de domingo (13/10), durante a celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro andreense. O rito da admissão é quando o aspirante se torna legitimamente candidato à ordem sacra. Para o diaconato permanente é o primeiro estágio. A Igreja, aceitando esta doação, escolhe-os e chama-os, a fim de se prepararem para receberem a Sagrada Ordem, neste caso, o diaconato permanente.
“Essa vocação, esse chamado que ele (Renan) sentiu em seu coração para esse ministério possa realmente crescer, se formar na escola de Jesus para dar aqueles frutos que Deus espera de todos os seus ministros”, indica Dom Pedro.
“É um sinal positivo de que a Igreja acolhe aquela pessoa legitimamente como candidata. Em nossa diocese, após o rito de admissão, o candidato faz o estágio pastoral em uma paróquia e se prepara para receber os próximos ministérios”, agradece Renan, que também é coordenador da Pastoral da Educação e deve receber em breve o acolitato e o leitorato.

Caminho ao diaconato

Na Diocese de Santo André, todos os candidatos realizam sua preparação teológica/pastoral ao diaconato permanente entre quatro e cinco anos (dependendo do período de estágio que pode se estender pelo segundo ano), na Escola Diaconal São Paulo Apóstolo.
“Após a admissão, o candidato é indicado para o estágio em uma paróquia diferente da qual estava acostumado a frequentar na sua caminhada pastoral. Nesta fase se trabalha a parte da liturgia do diácono com o bispo, do batismo e do casamento. Meses antes de ser ordenado, o postulante recebe os ministérios do acolitato e leitorato”, explica o vice-diretor da escola de diáconos, Wagner Innarelli.

Quer ser diácono e estudar na Escola Diaconal? Saiba mais pelos telefones: 4177-5548 ou 4469-2077 (Centro de Pastoral).    

Compartilhe:

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO

Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças

Nossa Senhora do Carmo