Diocese de Santo André

Assembleia aborda Itinerário da Iniciação à vida Cristã

A Pastoral Catequética da Diocese de Santo André se reuniu no sábado (14/11) no Externato Santo Antônio, em São Caetano do Sul, para participar da Assembleia Diocesana de Catequese, quando foi abordado o tema Itinerário da Iniciação à vida Cristã – que engloba as catequeses do Batismo, Infantil e Crisma.

O encontro foi aberto com a Santa Missa presidida pelo bispo de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, e concelebrada pelo vigário Episcopal para Pastoral, Pe. Joel Nery (também assessor da Catequese do Batismo), pelo coordenador da Pastoral Catequética, Pe. Jordélio Siles Ledo, css, e pelo secretário episcopal, Pe. Guilherme Melo Sanches.

Dom Pedro elogiou o trabalho dos catequistas. “Aqueles que ensinam os caminhos de Deus brilharão como estrelas nos céus, como diz Daniel. Que lindo ser catequista”, disse o bispo. “Refletindo sobre o tema, percebemos como é importante a iniciação à vida cristã. É um modo de promover o encontro com Jesus”, ressaltou.

Segundo o bispo, a iniciação à vida cristã sempre foi importante, mas é mais relevante “nos dias atuais porque vivemos em uma sociedade mais paganizada”. Ele também encorajou os catequistas a permanecerem firmes com o Senhor. “Deus quer que perseveremos, sejamos catequistas evangelizadores para fazermos germinar muitos frutos bons”.

Responsável pelo encontro, Pe. Jordélio destacou a presença do bispo no evento. “Tivemos uma boa representação dos catequistas. Acho muito positivo também a presença do nosso bispo como incentivo para sentirmos seguros no caminho, em sintonia, além da presença do vigário pastoral”, destacou o sacerdote.

Segundo ele, algumas paróquias já têm iniciativas com o itinerário da Iniciação à Vida Cristã. “(O itinerário) É norteador de todo o trabalho que estamos realizando. Nosso grande sonho é implantar este projeto em todas as paróquias e fazer todo mundo caminhar em sintonia. A fé exige de nós uma ação mais rápida no mundo de hoje. Estamos vivendo grandes mudanças, e nosso desafio é caminhar em sintonia em prol da Igreja, da nossa Diocese, e esta unidade de pensamento é extremamente importante”, frisou.

Pe. Joel ressaltou que a unidade é muito importante para o projeto se expandir à Diocese. “Queremos refletir o processo da catequese na vida de uma comunidade, da sistematização de uma pastoral mais orgânica, mais de conjunto, de comunhão, para falarmos a mesma língua em todos os cantos da diocese. Começar a escutar e falar”, explicou. “E depois temos a articulação dos processos, de reformulação do caminho que é a catequese na vida da igreja. E hoje o processo de iniciação à vida cristã com inspiração catecumenal exige muito desta articulação para falar a mesma língua”, completou.

Os catequistas aprovaram a Assembleia e destacaram a importância do Itinerário da Iniciação à vida Cristã ser implantado em todas as paróquias. “Estudamos este método há algum tempo, porém, estamos colocando agora em prática e surgem algumas dúvidas. Estamos tirando estas dúvidas e planejando para o ano que vem para que levemos as informações aos nossos padres, às nossas paróquias. Este encontro é um suporte para os catequistas”, disse a catequista Cristiane Alexandre Zanetti, da Paróquia São Camilo de Lélis (Santo André).

O catequista Glauber Machado, da Paróquia Nossa Senhora das Graças (Santo André), recordou que o tema também está no 7º Plano de Pastoral, na segunda urgência “Casa da Iniciação da Vida Cristã” – este tema também foi desenvolvido pelo Pe. Joel em sua palestra. “Este evento foi de grande importância também pela prioridade da segundo urgência do Plano de Pastoral, que é tornar nossa Diocese e nossas paróquias casas de iniciação à vida cristã. Por isso, a Assembleia reuniu todos os catequistas para discutir a catequese e tomar novos rumos”, explicou Glauber.

IMG_6459 IMG_6457 IMG_6451 IMG_6448 IMG_6445 IMG_6440 IMG_6427 IMG_6418 IMG_6408 IMG_6394 IMG_6393 IMG_6389 IMG_6386 IMG_6384 IMG_6379 IMG_6378 IMG_6375 IMG_6373 IMG_6359 IMG_6357 IMG_6355 IMG_6349

Compartilhe:

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO

Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças

Nossa Senhora do Carmo

nomeacoes

Nomeação e provisões – 03/07/2024