Diocese de Santo André

Assembleia da Pastoral da Criança encaminha nova coordenação

Com o tema “Missão é Servir”, a Assembleia Eletiva Diocesana da Pastoral da Criança aconteceu no sábado e domingo (30/11 e 1º/12) e definiu que a nova coordenação será ratificada pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, até o dia 11 de dezembro deste ano. Os dois dias de encontro aconteceram na Paróquia Bom Jesus de Piraporinha, em Diadema.

A apresentação dos candidatos à lista tríplice para Coordenação Diocesana, Conselho Econômico e Suplência Diocesana ocorreu no segundo dia. A votação indicou as votadas para a lista: Maria Alice Lucchini, Inez Foti e Rosana Nascimento; Suplência: Cristiane Maria Pires. Dom Pedro deve ratificar o nome da nova coordenadora diocesana da Pastoral da Criança até a próxima semana. O mandato da nova coordenação terá início em julho de 2020, quando se encerra o mandato da atual gestão. A coordenadora diocesana Maria Gomes Coelho avaliou positivamente o fim de semana de atividades. “Acolhemos a nova equipe Diocesana. Grata a todos e a todas que se esforçaram para que a assembleia fosse realizada com sucesso. Que as bençãos do Senhor derramem sobre cada um dos missionários escolhidos e enviados a servir”, frisa.

Assembleia Eletiva – 1º Dia

Maria Gomes destacou que as atividades tiveram início com o acolhimento das paróquias feito pela suplente Maria Alice e pela equipe diocesana. Toda a oração foi conduzida a partir do tema da assembleia, desde o lavar as mãos a receber um avental se colocando a serviço da missão. Algumas passagens bíblicas foram proclamadas e refletidas. Uma delas foi o Evangelho (Jo 13,5), cujo texto medita sobre lavar os pés dos discípulos. Após a oração, a coordenadora de Núcleo, Elizabete Sorvillo Alves, fez a leitura do regimento interno da Pastoral da Criança, a fim de que todos pudessem compreender o objetivo da assembleia eletiva. Em seguida, a coordenadora de Missão e Gestão, Marisa Prieto, apresentou os relatórios com os avanços e desafios ocorridos durante o ano de 2019. Também foi realizada a formação do App Visita com a integrante da coordenação, Maria Alice.

A professora Keli Cristina de Oliveira Cintra promoveu uma dinâmica de interação para o trabalho do desenvolvimento infantil da criança. Já a Campanha Zero Violência, 100% Ternura foi apresentada pela coordenadora diocesana Maria Gomes e Dilva, que será vivenciada em toda a Diocese, em 2020. Ainda será apresentada ao bispo diocesano para ser assinada e começar a ação no próximo ano.

Assembleia Eletiva – 2º Dia
A celebração eucarística presidida pelo pároco da Paróquia Bom Jesus De Piraporinha, Pe. Roberto Alves Marangon, o Pe. Beto, inaugurou as atividades do segundo dia. A coordenadora estadual da Pastoral da Criança, Eunice Gomes, também esteve presente. No período manhã, o Conselho Econômico apresentou a planilha com o balanço financeiro, aprovada por todos da assembleia.
No período da tarde, o assessor diocesano da Pastoral da Criança, Pe. Rudnei Sertório, conduziu formação bíblica sobre a conversão de Paulo e sua missão, ao frisar a importância da tomada de consciência para a vocação missionária. Enfrentar os desafios do dia é necessário para quem é missionário.
A Assembleia Eletiva foi encerrada com agradecimentos a Deus por tantos frutos em 2019 e a todos os coordenadores paroquiais que contribuíram com seu serviço aos irmãos e de acolhida aos mais novos.

Compartilhe:

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO

Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças

Nossa Senhora do Carmo