Diocese de Santo André

CDP apresenta balanço e projeta novas ações do 8º Plano Diocesano de Pastoral

Conselho Diocesano de Pastoral destacou atividades dos oito itinerários que estão em andamento e futuras iniciativas, como o Mês Missionário Extraordinário

O CDP (Conselho Diocesano de Pastoral) realizou na manhã de sábado (10/08) a primeira reunião do segundo semestre de 2019, que promoveu um balanço sobre as iniciativas realizadas pelas pastorais, movimentos, grupos, leigos e leigas, além do clero, visando a implantação dos itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral em todas as dez regiões pastorais da Diocese de Santo André.

O encontro aconteceu no prédio da Cúria (Edifício Santo André Apóstolo), no Centro da cidade andreense, e contou com as participações do bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini; do vigário episcopal paraPastoral, Pe. Joel Nery; da secretária do Centro de Pastoral, Mércia Aparecida Ferreira, representantes leigos e leigas, bem como os sacerdotes coordenadores das regiões pastorais. Conheça os coordenadores no link: https://diocesesa.org.br/2019/01/10/conheca-os-novos-sacerdotes-que-compoem-o-conselho-presbiteral/

A próxima reunião do Conselho Diocesano de Pastoral acontece no dia 5 de outubro de 2019, às 9h, no prédio da Cúria.

*

Balanço das ações

Após a oração inicial, o bispo fez um breve pronunciamento sobre a determinação de todos e todas nas ações práticas do 8º Plano Diocesano de Pastoral, além da ‘presença’ de comunhão e participação para o protagonismo social e evangelizador da Igreja Católica no Grande ABC.

“Que o empenho nosso de sentirmo-nos responsáveis pela pastoral, pela nossa Igreja, seja um sinal da benção que Deus derrama sobre nós. Deus tem nos abençoado muito com a realização deste Sínodo, fruto do esforço de todos e também na caminhada, no desenvolvimento posterior”, avalia Dom Pedro.

Em seguida, Pe. Joel Nery apresentou um balanço das iniciativas realizadas, atividades previstas e ações futuras sobre os oito itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral, que terá a duração de cinco anos (2018-2022):

Itinerário 1: que fala da convivência e oração comunitária, cujo objetivo é fortalecer o sentimento de pertença e comunhão na vida comunitária, os destaques foram a iniciativa de veicular o Programa Verbum por áudio via WhatsApp; a proposta para adesivos diocesanos nos carros; e a orientação nos CRPs (Conselhos Regionais Pastorais) para os calendários paroquiais serem baseados nas atividades propostas.

Itinerário 2: que fala da formação para o discipulado com o objetivo de proporcionar um Itinerário de vivência com Jesus, os assuntos foram a nomeação dos membros na Comissão Teológica e o processo de preparação dos subsídios para a novena de natal, querigma e iniciação à vida cristã, a cultura e espiritualidade do acolhimento.

Itinerário 3: que traz ações que buscam a conversão para o acolhimento por meio do fortalecimento das estruturas para bem acolher, as iniciativas são o curso do Projeto Samaritanos, que apresenta formação para medidas de segurança e situações de primeiros socorros aos paroquianos das 105 igrejas, e a organização da Missa Diocesana no dia 6 de outubro, às 15h, na Paróquia Santo Antônio, na Vila Alpina, em Santo André.

Itinerário 4: que aborda a comunicação a serviço da evangelização, a proposta é para a gravação de um vídeo sobre o CRP para orientar a organização destes conselhos.

Itinerários 5, 6 e 7: que tem foco na ação missionária, com ações de formação para missão e a organização das visitas missionárias, o COMIDI (Conselho Missionário Diocesano), por meio do assessor da Comissão Missionária Diocesana, Pe. Ryan Holke, trouxe algumas ações projetadas para o Mês Missionário Extraordinário, que será realizado em outubro deste ano, como o roteiro de preparação para as visitas missionárias, a formação regional dos missionários visitadores por região e a vigília missionária, em 19 de outubro. Além disso, também está prevista a divulgação nos meios de comunicação da Diocese de Santo André.

Itinerário 8: que trata das ações solidárias, permanente em todas as regiões pastorais da Diocese de Santo André.

*

Demais pautas

Após a apresentação do balanço dos itinerários do 8º Plano, o Centro Diocesano de Pastoral divulgou os informes sobre o Festival Vocacional, que será realizado no dia 22 de setembro; a inscrição para a 41ª Assembleia das Igrejas; a Escola de Teologia; a Missa em Ação de Graças pelos 80 anos do bispo emérito Dom Nelson Westrupp; e o Lançamento do Fascículo I do Novo Hinário Litúrgico Diocesano.

 

 

Compartilhe:

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO

Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças

Nossa Senhora do Carmo