CDP apresenta balanço e projeta novas ações do 8º Plano Diocesano de Pastoral

Conselho Diocesano de Pastoral destacou atividades dos oito itinerários que estão em andamento e futuras iniciativas, como o Mês Missionário Extraordinário

O CDP (Conselho Diocesano de Pastoral) realizou na manhã de sábado (10/08) a primeira reunião do segundo semestre de 2019, que promoveu um balanço sobre as iniciativas realizadas pelas pastorais, movimentos, grupos, leigos e leigas, além do clero, visando a implantação dos itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral em todas as dez regiões pastorais da Diocese de Santo André.

O encontro aconteceu no prédio da Cúria (Edifício Santo André Apóstolo), no Centro da cidade andreense, e contou com as participações do bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini; do vigário episcopal paraPastoral, Pe. Joel Nery; da secretária do Centro de Pastoral, Mércia Aparecida Ferreira, representantes leigos e leigas, bem como os sacerdotes coordenadores das regiões pastorais. Conheça os coordenadores no link: https://diocesesa.org.br/2019/01/10/conheca-os-novos-sacerdotes-que-compoem-o-conselho-presbiteral/

A próxima reunião do Conselho Diocesano de Pastoral acontece no dia 5 de outubro de 2019, às 9h, no prédio da Cúria.

Balanço das ações

Após a oração inicial, o bispo fez um breve pronunciamento sobre a determinação de todos e todas nas ações práticas do 8º Plano Diocesano de Pastoral, além da ‘presença’ de comunhão e participação para o protagonismo social e evangelizador da Igreja Católica no Grande ABC.

“Que o empenho nosso de sentirmo-nos responsáveis pela pastoral, pela nossa Igreja, seja um sinal da benção que Deus derrama sobre nós. Deus tem nos abençoado muito com a realização deste Sínodo, fruto do esforço de todos e também na caminhada, no desenvolvimento posterior”, avalia Dom Pedro.

Em seguida, Pe. Joel Nery apresentou um balanço das iniciativas realizadas, atividades previstas e ações futuras sobre os oito itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral, que terá a duração de cinco anos (2018-2022):

Itinerário 1: que fala da convivência e oração comunitária, cujo objetivo é fortalecer o sentimento de pertença e comunhão na vida comunitária, os destaques foram a iniciativa de veicular o Programa Verbum por áudio via WhatsApp; a proposta para adesivos diocesanos nos carros; e a orientação nos CRPs (Conselhos Regionais Pastorais) para os calendários paroquiais serem baseados nas atividades propostas.

Itinerário 2: que fala da formação para o discipulado com o objetivo de proporcionar um Itinerário de vivência com Jesus, os assuntos foram a nomeação dos membros na Comissão Teológica e o processo de preparação dos subsídios para a novena de natal, querigma e iniciação à vida cristã, a cultura e espiritualidade do acolhimento.

Itinerário 3: que traz ações que buscam a conversão para o acolhimento por meio do fortalecimento das estruturas para bem acolher, as iniciativas são o curso do Projeto Samaritanos, que apresenta formação para medidas de segurança e situações de primeiros socorros aos paroquianos das 105 igrejas, e a organização da Missa Diocesana no dia 6 de outubro, às 15h, na Paróquia Santo Antônio, na Vila Alpina, em Santo André.

Itinerário 4: que aborda a comunicação a serviço da evangelização, a proposta é para a gravação de um vídeo sobre o CRP para orientar a organização destes conselhos.

Itinerários 5, 6 e 7: que tem foco na ação missionária, com ações de formação para missão e a organização das visitas missionárias, o COMIDI (Conselho Missionário Diocesano), por meio do assessor da Comissão Missionária Diocesana, Pe. Ryan Holke, trouxe algumas ações projetadas para o Mês Missionário Extraordinário, que será realizado em outubro deste ano, como o roteiro de preparação para as visitas missionárias, a formação regional dos missionários visitadores por região e a vigília missionária, em 19 de outubro. Além disso, também está prevista a divulgação nos meios de comunicação da Diocese de Santo André.

Itinerário 8: que trata das ações solidárias, permanente em todas as regiões pastorais da Diocese de Santo André.

Demais pautas

Após a apresentação do balanço dos itinerários do 8º Plano, o Centro Diocesano de Pastoral divulgou os informes sobre o Festival Vocacional, que será realizado no dia 22 de setembro; a inscrição para a 41ª Assembleia das Igrejas; a Escola de Teologia; a Missa em Ação de Graças pelos 80 anos do bispo emérito Dom Nelson Westrupp; e o Lançamento do Fascículo I do Novo Hinário Litúrgico Diocesano.