Celebração do Domingo de Ramos marca retorno de Dom Nelson à nossa Diocese

Como parte das mobilizações para a Semana Santa, a comunidade da Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Vila Humaitá, em Santo André, acolheu o bispo emérito da Diocese de Santo André, Dom Nelson Westrupp, scj, que participou na manhã do dia 25 de março, da procissão e missa do Domingo de Ramos, celebrada na Capela São Francisco de Assis, na Vila Guarani.

Antes de percorrer o itinerário até o início da celebração, Dom Nelson saudou os fiéis com uma mensagem de reflexão, após a reta final da caminha quaresmal de penitência, conversão e caridade. “Temos essa semana para acompanhar Jesus. Cada dia da semana, se for ler, por exemplo, os evangelhos, um dia é a traição de Judas, outro dia é a negação de Pedro, o abandono dos discípulos. Enfim, Jesus ficaria muito contente se você procurasse entrar no coração dele e sentir o que ele sentia naquele dia e durante aquela semana. Preparando-se com alegria para dar a sua vida por nós. Pois não há maior amor do que dar a vida aos seus amigos”, salienta.

Durante a homilia, o bispo citou a flagelação de Jesus, na passagem pela tortura física, mas principalmente pelo sofrimento do coração: “A dor que nos despedaça não é aquela que exprimimos com gemidos. E sim aquela que fica silenciosa no coração. Essa que é a dor mais difícil de ser aceita”, para elucidar o mistério de Cristo sofredor e obediência. “Se a desobediência não tivesse entrado no mundo, não existiria sofrimento… A obediência consiste em fazer a vontade do Pai… Se eu for fiel a Deus, mesmo no sofrimento, certamente o céu está garantido”, comenta, como um aprendizado para os seguidores de Jesus Cristo.

Dom Nelson finalizou o discurso correlacionando a celebração da ressurreição de Cristo, no dia 1º de abril, ao significado da Campanha da Fraternidade deste ano: “A Páscoa terá sentido na medida que formos capazes de superar toda violência como nos pede o lema da campanha ‘Pois todos sois irmãos e irmãs’. Vivamos essa fraternidade com as bênçãos de Deus”.

Reportagem e Fotos: Fábio Sales