Diocese de Santo André

Celebrando a esperança do Advento, Santa Maria acolhe pároco e vigário

Na manhã de domingo, dia 27 de novembro, na Paróquia Santa Maria em São Bernardo do Campo, aconteceu a Santa Missa de posse canônica do novo Pároco, Padre Francinaldo de Souza Justino e de vigário paroquial Padre Lúcio de Souza Pinho Neto, presbítero incardinado na Diocese de Mogi das Cruzes.

A missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, com a presença do Padre Geraldo dos Santos, coordenador da Região São Bernardo do Campo Anchieta, padre Giacomo Pellin, e o diácono Guido Roggi.

Logo no início da celebração, Padre Geraldo realizou a leitura do decreto de nomeação do novo pároco, e assim deu-se início aos rituais previstos da posse, como profissão de fé e entrega do Livro dos Evangelhos pelas mãos do bispo diocesano.

Dom Pedro em sua homilia ressaltou o início do novo ano litúrgico, e a importância da fé que está fundamentada em Cristo, que é o Salvador que vem: “Deus vai constituir em Sião um Salvador, que é Jesus, é a promessa de Deus para resolver os problemas desse mundo. Quantas vezes questionamos em nossa vida, sobre a história e acontecimentos, e nos perguntamos: onde está Deus? Deus está aí, governando o mundo no modo Dele, é a nossa fé que nos ensina, e manda seu filho Jesus para nos salvar, e celebramos a promessa de Deus neste Tempo do Advento, o tempo de espera. Na época de Noé, onde os pecados eram tantos, Deus pediu que construísse uma Arca, mesmo todos rindo de Noé, ele se manteve firme, e quando veio o dilúvio ele se salvou e os demais morreram. Poucos estão preocupados com a vinda do Senhor, e continuam suas vidas de regalias, mas o Senhor avisa: “Ficai atento e vigiai”, Ele nos avisa. E você está preparado para recebê-lo?”, indagou o bispo.

Direcionando-se ao novo pároco, Dom Pedro citou sobre sua formação, que por ser psicólogo tem o dom de ouvir e entender: “Ele vem na comunidade para sinalizar a presença de Jesus, que disse à comunidade: “Eu estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos”, e Jesus está presente na Palavra Proclamada. Precisamos ter fé também para acolher o padre que Deus está mandando aqui através da Igreja.”

Ao término da homilia, Dom Pedro entregou nas mãos do Padre Francinaldo os símbolos que representam o zelo com a comunidade, as chaves da igreja, do sacrário, jarra batismal e a estola roxa.

A comunidade acolheu o Padre Francinaldo e Padre Lúcio: “Assim como a Paróquia São José Operário o entregou, nós da Paróquia Santa Maria o recebemos de braços abertos, pois aqui é a casa da Mãe, e Ela o recebe de coração, e que abençoe e acompanhe nossa missão.”

O pároco agradeceu aos presentes e exortou a comunidade a rezar por essa nova missão e caminhar juntos para o bem da comunidade paroquial: “Vivemos o tempo da esperança, e é com ela que eu e Padre Lúcio queremos servir, lavando os pés uns dos outros. Vamos juntos viver procurando construir o Reino de Deus, seguindo na Acolhida e Missão, e agradecemos também ao nosso bispo diocesano por nos confiar essa nova missão, e que o bom Deus derrame sobre nós a sua infinita misericórdia”. Ao término da celebração foi realizada a leitura da ata de posse pelo chanceler do bispado, Padre Camilo Gonçalves.

Compartilhe:

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO

Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças

Nossa Senhora do Carmo

nomeacoes

Nomeação e provisões – 03/07/2024