Celebrando a esperança do Advento, Santa Maria acolhe pároco e vigário

Na manhã de domingo, dia 27 de novembro, na Paróquia Santa Maria em São Bernardo do Campo, aconteceu a Santa Missa de posse canônica do novo Pároco, Padre Francinaldo de Souza Justino e de vigário paroquial Padre Lúcio de Souza Pinho Neto, presbítero incardinado na Diocese de Mogi das Cruzes.

A missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, com a presença do Padre Geraldo dos Santos, coordenador da Região São Bernardo do Campo Anchieta, padre Giacomo Pellin, e o diácono Guido Roggi.

Logo no início da celebração, Padre Geraldo realizou a leitura do decreto de nomeação do novo pároco, e assim deu-se início aos rituais previstos da posse, como profissão de fé e entrega do Livro dos Evangelhos pelas mãos do bispo diocesano.

Dom Pedro em sua homilia ressaltou o início do novo ano litúrgico, e a importância da fé que está fundamentada em Cristo, que é o Salvador que vem: “Deus vai constituir em Sião um Salvador, que é Jesus, é a promessa de Deus para resolver os problemas desse mundo. Quantas vezes questionamos em nossa vida, sobre a história e acontecimentos, e nos perguntamos: onde está Deus? Deus está aí, governando o mundo no modo Dele, é a nossa fé que nos ensina, e manda seu filho Jesus para nos salvar, e celebramos a promessa de Deus neste Tempo do Advento, o tempo de espera. Na época de Noé, onde os pecados eram tantos, Deus pediu que construísse uma Arca, mesmo todos rindo de Noé, ele se manteve firme, e quando veio o dilúvio ele se salvou e os demais morreram. Poucos estão preocupados com a vinda do Senhor, e continuam suas vidas de regalias, mas o Senhor avisa: “Ficai atento e vigiai”, Ele nos avisa. E você está preparado para recebê-lo?”, indagou o bispo.

Direcionando-se ao novo pároco, Dom Pedro citou sobre sua formação, que por ser psicólogo tem o dom de ouvir e entender: “Ele vem na comunidade para sinalizar a presença de Jesus, que disse à comunidade: “Eu estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos”, e Jesus está presente na Palavra Proclamada. Precisamos ter fé também para acolher o padre que Deus está mandando aqui através da Igreja.”

Ao término da homilia, Dom Pedro entregou nas mãos do Padre Francinaldo os símbolos que representam o zelo com a comunidade, as chaves da igreja, do sacrário, jarra batismal e a estola roxa.

A comunidade acolheu o Padre Francinaldo e Padre Lúcio: “Assim como a Paróquia São José Operário o entregou, nós da Paróquia Santa Maria o recebemos de braços abertos, pois aqui é a casa da Mãe, e Ela o recebe de coração, e que abençoe e acompanhe nossa missão.”

O pároco agradeceu aos presentes e exortou a comunidade a rezar por essa nova missão e caminhar juntos para o bem da comunidade paroquial: “Vivemos o tempo da esperança, e é com ela que eu e Padre Lúcio queremos servir, lavando os pés uns dos outros. Vamos juntos viver procurando construir o Reino de Deus, seguindo na Acolhida e Missão, e agradecemos também ao nosso bispo diocesano por nos confiar essa nova missão, e que o bom Deus derrame sobre nós a sua infinita misericórdia”. Ao término da celebração foi realizada a leitura da ata de posse pelo chanceler do bispado, Padre Camilo Gonçalves.