Diocese de Santo André

Diocese cria Vicariato Episcopal para Caridade Social

Cerca de 600 fiéis de várias cidades do Grande ABC acompanharam o decreto de criação do Vicariato Pastoral para a Caridade Social da Diocese de Santo André aconteceu na tarde de sábado (30/11), durante a   Solenidade Oficial de Santo André Apóstolo, na Igreja Matriz de Santo André, na Vila Assunção, bairro da cidade andreense.
Durante a celebração do padroeiro diocesano presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini também foi anunciado o vigário episcopal para essa ação, Pe. Ryan Matthew Holke.
“O exemplo de André move a nossa Igreja para ser a Igreja dos pobres sinalizando com a instalação do Vicariato da Caridade Social. Nosso primeiro Sínodo Diocesano colocou como meta esse Vicariato da Caridade, como diz a Constituição Sinodal, por meio de uma pastoral estruturada urbana e integral temos a vocação e missão de promover, cuidar e defender a vida e todas as suas expressões”, enfatiza Dom Pedro.
“Hoje é um dia de alegria para todos nós. Ver realizado esse sonho do Vicariato da Caridade Social. E aceito com alegria essa missão de ser vigário episcopal para Caridade Social. Peço orações e creio que logo em breve estaremos trabalhando juntos nos encaminhamentos”, afirma Pe. Ryan.

Rosto diocesano
A iniciativa é fruto do Sínodo Diocesano, que originou os itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral. O objetivo do Vicariato da Caridade é reunir as diversas expressões do serviço de caridade nas sete cidades da região (paróquias, pastorais sociais, movimentos, leigos, congregações e instituições), numa instância de comunhão e articulação com rosto verdadeiramente eclesial para uma continua requalificação evangélica e técnica do trabalho a serviço da vida plena para todos. “O Vicariato quer ser essa expressão de um rosto eclesial. Existe muito trabalho em nossa diocese e agora queremos dar mais um passo a frente, de assumirmos esse compromisso e qualificar continuamente nosso trabalho, a partir do Evangelho de Jesus Cristo, anunciando a Boa Nova aos pobres. Pelo batismo, somos chamados a continuar essa missão”, complementa Pe. Ryan.
A I Assembleia do Vicariato para Caridade Social acontecerá no primeiro semestre de 2020.

Objetivos específicos
A ação ainda visa promover uma permanente escuta efetiva e afetiva dos pobres e de todas as pessoas em situação de vulnerabilidade na sociedade; fazer um mapeamento dinâmico das pobrezas, das periferias geográficas e existenciais na região; consolidar um trabalho em rede entre órgãos eclesiais, entidades da sociedade civil e governo para um melhor serviço aos pobres, marginalizados e excluídos; bem como o fortalecimento destas ações.
Mais informações sobre como participar do Vicariato para Caridade Social na Cúria Diocesana (Praça do Carmo, 36 – Centro de Santo André) ou pelo telefone 4469-2077.

Confira as fotos aqui

Compartilhe:

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO

Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças

Nossa Senhora do Carmo