Diocese cria Vicariato Episcopal para Caridade Social

Cerca de 600 fiéis de várias cidades do Grande ABC acompanharam o decreto de criação do Vicariato Pastoral para a Caridade Social da Diocese de Santo André aconteceu na tarde de sábado (30/11), durante a   Solenidade Oficial de Santo André Apóstolo, na Igreja Matriz de Santo André, na Vila Assunção, bairro da cidade andreense.
Durante a celebração do padroeiro diocesano presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini também foi anunciado o vigário episcopal para essa ação, Pe. Ryan Matthew Holke.
“O exemplo de André move a nossa Igreja para ser a Igreja dos pobres sinalizando com a instalação do Vicariato da Caridade Social. Nosso primeiro Sínodo Diocesano colocou como meta esse Vicariato da Caridade, como diz a Constituição Sinodal, por meio de uma pastoral estruturada urbana e integral temos a vocação e missão de promover, cuidar e defender a vida e todas as suas expressões”, enfatiza Dom Pedro.
“Hoje é um dia de alegria para todos nós. Ver realizado esse sonho do Vicariato da Caridade Social. E aceito com alegria essa missão de ser vigário episcopal para Caridade Social. Peço orações e creio que logo em breve estaremos trabalhando juntos nos encaminhamentos”, afirma Pe. Ryan.

Rosto diocesano
A iniciativa é fruto do Sínodo Diocesano, que originou os itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral. O objetivo do Vicariato da Caridade é reunir as diversas expressões do serviço de caridade nas sete cidades da região (paróquias, pastorais sociais, movimentos, leigos, congregações e instituições), numa instância de comunhão e articulação com rosto verdadeiramente eclesial para uma continua requalificação evangélica e técnica do trabalho a serviço da vida plena para todos. “O Vicariato quer ser essa expressão de um rosto eclesial. Existe muito trabalho em nossa diocese e agora queremos dar mais um passo a frente, de assumirmos esse compromisso e qualificar continuamente nosso trabalho, a partir do Evangelho de Jesus Cristo, anunciando a Boa Nova aos pobres. Pelo batismo, somos chamados a continuar essa missão”, complementa Pe. Ryan.
A I Assembleia do Vicariato para Caridade Social acontecerá no primeiro semestre de 2020.

Objetivos específicos
A ação ainda visa promover uma permanente escuta efetiva e afetiva dos pobres e de todas as pessoas em situação de vulnerabilidade na sociedade; fazer um mapeamento dinâmico das pobrezas, das periferias geográficas e existenciais na região; consolidar um trabalho em rede entre órgãos eclesiais, entidades da sociedade civil e governo para um melhor serviço aos pobres, marginalizados e excluídos; bem como o fortalecimento destas ações.
Mais informações sobre como participar do Vicariato para Caridade Social na Cúria Diocesana (Praça do Carmo, 36 – Centro de Santo André) ou pelo telefone 4469-2077.

Confira as fotos aqui