Diocese de Santo André

Dom Pedro celebra encerramento do Ano Scalabriniano

A Celebração Eucarística pelo encerramento do Ano Scalabriniano aconteceu na Basílica Menor Nossa Senhora da Boa Viagem, a Igreja Matriz de São Bernardo, no dia 9 de novembro, quarta-feira, e foi presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini e concelebrada pelo Pe. Alejandro Cifuentes Flores, CS, com a presença dos missionários scalabrinianos e padres diocesanos.

O bispo diocesano em sua homilia falou da Festa Litúrgica da Dedicação da Basílica do Latrão: “A Liturgia de hoje recorda a consagração da Basílica de São João de Latrão, que é a Catedral do Papa, sendo a mãe de todas as igrejas, dando sentido que a partir dela temos uma única mãe.” “Essa passagem nos recorda que o lugar sagrado é Jesus, o caminho, a verdade e a vida, que Ele está presente em nós, não somente no meio, existe sim o templo de pedra, mas existe também o coração de cada um, onde Ele está presente, sendo cada um morada de Deus. Somos imagem e semelhança de Deus”, ressaltou Dom Pedro.

No final da homilia, Dom Pedro falou sobre a história dos Missionários Scalabrinianos para a região do Grande ABC, que muito antes da existência da Diocese de Santo André assumiram o compromisso que o próprio Scalabrini deixou ao passar pela cidade, encontrando traços de imigração, viu uma oportunidade para trazer os missionários e cuidar dos fiéis da região.

O Ano Scalabriniano foi instituído no dia 07 de novembro de 2021, para celebrar o 25º aniversário da beatificação de João Batista Scalabrini e, no meio deste tempo, houve a notícia da canonização de Scalabrini, a qual ocorreu no dia 09 de outubro, presidida pelo Papa Francisco na Praça São Pedro.

A deputada estadual Carla Morando recebeu um presente do Papa Francisco, entregue por nosso bispo diocesano, pois em sua visita Ad Limina, contou ao Papa a atuação da deputada contra o deputado Frederico D´Avila, que ano passado proferiu ofensas direcionadas ao Papa Francisco, ao Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e à comunidade católica.

Compartilhe:

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO

Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças

Nossa Senhora do Carmo