Diocese de Santo André

Dom Pedro prega união dos municípios em prol de políticas públicas para o povo

Defendendo a união dos sete municípios do Grande ABC em prol de políticas públicas de qualidade para a população, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, celebrou na noite de terça-feira (18/06), a Missa com os Poderes Públicos pelo terceiro ano consecutivo. A celebração foi realizada na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro da cidade andreense.

Em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade “Fraternidade e Políticas Públicas”, Dom Pedro reforçou que a celebração eucarística é um momento de Ação de Graças a Deus pela vida de cada um dos prefeitos e parlamentares, eleitos pelo povo para fazer o bem em benefício da população, promovendo o bem comum, e não os interesses particulares de pessoas, grupos e entidades, que visam somente o lucro e desfrute dos bens públicos.

“São muitos os desafios que devemos enfrentar no nosso querido Grande ABC, tais como: defesa da vida e dignidade humana que inclui o empenho por moradia, emprego, segurança, educação, principalmente infraestrutura e preservação ambiental. Mas o maior desafio é manter a união de todos em torno de objetivo comuns. E aqui entra a preservação a todo custo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC”, elucida Dom Pedro, ao relembrar que por muitos anos foi professor de Pastoral Urbana na PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Campinas, estudando os homens que pensavam a gestão das cidades.

“Ficava admirado de ver como os problemas das grandes cidades são complexos. E todos eles diziam, os problemas não podem ser resolvidos. Eles serão assim protelados, adiados os sonhos. Só a união de todos é capaz de desatar muitos nós, principalmente numa região de diferentes realidades e extensa como a nossa”,  ressalta.

Governar para o povo

Uma das principais mensagens da missa ocorreu nos momentos finais da celebração, quando voluntários percorreram o corredor central da igreja carregando uma representação dos sete municípios que ajudaram a formar o mapa da Diocese de Santo André, num painel exposto ao lado do altar, trazendo as realidades diferentes e principais demandas da população: Meio Ambiente, Saúde, Educação, Segurança, Habitação, Emprego e Cultura.

Ao final da homilia, o bispo diocesano citou pensamento do Papa Francisco para relembrar o papel das gestões públicas e dos políticos na sociedade.

“Rezo ao Senhor para que nos conceda mais políticos, que tenham verdadeiramente a peito a sociedade, o povo, a vida dos pobres…Estou convencido de que, a partir duma abertura a transcendência, poder-se-ia formar uma nova mentalidade política e econômica que ajudaria a superar a dicotomia absoluta entre a economia e o bem comum social”. (Evangeli Gaudim nº205).

“Desejo a todos os senhores que se dedicam à arte da política, que tenham prudência e coragem, os dois remos com os quais se navega o barco da sociedade impulsionando-o para a meta”, complementa Dom Pedro.

O presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, ressaltou a união da região em prol de políticas públicas de qualidade para o povo das sete cidades e a participação dos municípios na Campanha da Fraternidade.

“É um orgulho grande participar não só de toda essa campanha, mas de todo momento de reflexão, momento de fé, que podemos viver juntos com as pessoas que tem o destino de nossa região nas mãos, no dia a dia de tanto trabalho e tanto esforço, todos dedicados e bem intencionados. Temos muita esperança de dias melhores para nossa região”, salienta.

Também participaram da celebração os prefeitos de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, e Diadema (interinamente), Pretinho do Água Santa, além dos vice-prefeitos de São Bernardo, Marcelo Lima, e de Ribeirão Pires, Gabriel Roncon. O deputado estadual Thiago Auricchio, o presidente da Câmara Municipal de Santo André, Pedrinho Botaro, vereadores da região, representantes de entidades da sociedade civil, movimentos sociais e pastorais da Igreja Católica também estiveram presentes na missa.

Compartilhe:

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO

Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças

Nossa Senhora do Carmo