Diocese de Santo André

Fiéis das 105 paróquias celebram unidade pelos 65 anos da Diocese de Santo André

Celebrações do tríduo ocorreram simultaneamente nas dez regiões pastorais; missa solene presidida por Dom Pedro acontece nesta segunda, às 20h, na Catedral do Carmo

Neste dia 22 de julho, a Diocese de Santo André celebra oficialmente 65 anos de sua fundação. Mas as comemorações do Jubileu de Safira se iniciaram na noite de sexta-feira (19/07), com o tríduo realizado simultaneamente nas dez regiões pastorais das sete cidades do Grande ABC. Estima-se que mais de 3 mil pessoas participaram das celebrações.

Durante o sábado e domingo (20 e 21/07), o tríduo prosseguiu nas 105 paróquias, com atividades como uma hora para adoração ao Santíssimo Sacramento e missas no decorrer do dia.

E nesta segunda (22/07), a Missa Solene pelos 65 anos de fundação da Diocese de Santo André acontece às 20h, na Catedral Nossa Senhora do Carmo. A celebração será presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini e o povo do Grande ABC está convidado a participar deste momento histórico para a Igreja Católica da região.

*

Acompanhe os registros dos tríduos regionais:

Na Região Centro – São Bernardo, a celebração ocorreu na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no DER. Cerca de 300 paroquianos representaram as respectivas igrejas empunhando bandeiras coloridas, reproduzindo um belo cenário inspirado pelo Espírito Santo, durante a missa presidida pelo Pe. José Aparecido de Sousa (pároco da Imaculada Conceição Aparecida, do Bairro Selecta), que destacou a união como fator essencial para a evangelização e crescimento da Diocese ao longo das seis décadas e meia.

“É fundamental esse momento de celebração simultânea do tríduo e mais ainda todos e todas das 105 paróquias estarem presentes no dia 22 de julho, a fim de relembrarmos toda essa trajetória de fé, trabalho e amor que ajudaram a consolidar nossa diocese”, destaca o sacerdote.

Assim como nas demais celebrações, a entrada do padroeiro Santo André, antes das leituras, e a procissão com cada integrante segurando uma vela que seria colocada na identificação de sua respectiva paróquia, no momento do ofertório, ocorreram em meio a apresentação da história da Diocese, dividida em cada rito da missa.

“É um momento muito importante para nós, cristãos. Praticar aquilo que o Papa Francisco sempre diz: ‘Amar Jesus, como Ele nos ama. Então, é muito gratificante ter Dom Pedro e os padres em nossa Diocese”, enfatiza a aposentada Maria da Penha de Oliveira, 50 anos, da Igreja Matriz – Basílica Menor da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.

“Precisamos nos unir mais. A Diocese precisa ser apenas um corpo”, salienta o operador de máquinas, José de Souza, 59 anos, anfitrião e membro da Pastoral da Acolhida.

“Adorei estar aqui, pois foi uma demonstração de união das várias paróquias. É necessário resgatar as pessoas que estão afastadas”, afirma Roseli Aparecida da Silva, 61 anos, da Paróquia Imaculada Conceição Aparecida.

*

Demais celebrações

Também em São Bernardo, a Região Anchieta promoveu o tríduo na Paróquia Nossa Senhora da Assunção, no Bairro Assunção. A Paróquia São João Batista foi o local da abertura das comemorações na Região Rudge Ramos da cidade são-bernardense.

Na Região Santo André – Centro, a celebração aconteceu na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro andreense. Localizado no Parque Novo Oratório, o Santuário Senhor do Bonfim recebeu as igrejas da Região Santo André – Utinga. Já a Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Vila Humaitá, acolheu os fiéis de toda a Região Santo André – Leste

Em São Caetano, a Paróquia São Francisco de Assis esteve lotada para iniciar as comemorações dos 65 anos da Diocese. No Centro de Diadema, a Igreja Matriz – Paróquia Imaculada Conceição reuniu o povo de Deus.

Por outro lado, a Paróquia São Pedro Apóstolo, na Vila Guarani, mobilizou as igrejas da cidade de Mauá para celebrar o começo do tríduo. E os participantes da Região Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra se reuniram na Igreja Matriz – Paróquia São José do município ribeirão-pirense para saudar o legado da Diocese.

 

Compartilhe:

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO

Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças

Nossa Senhora do Carmo