Na 6ª visita regional, Setor Música destaca importância do hinário litúrgico

Atendendo ao itinerário 7 do 8º Plano Diocesano de Pastoral, cuja iniciativa reforça a prática das visitas missionárias, o Setor Música da Diocese de Santo André reuniu 50 músicos e cantores na manhã de sábado (13/07), durante a sexta visita às regiões pastorais, desta vez na Região Ribeirão Pires – Rio Grande da Serra, na Igreja Matriz – Paróquia São José de Ribeirão Pires, no Centro Alto da cidade.

Com a proposta de articulação pastoral, o Setor Música é parte integrante da Comissão Diocesana de Liturgia, que promove ao longo deste ano visitas a todas as dez regiões pastorais. A ação teve início em fevereiro e já passou pelas regiões Santo André-Centro, Santo André-Leste, São Bernardo-Anchieta, São Bernardo-Rudge Ramos, Santo André-Utinga e recentemente Ribeirão Pires-Rio Grande da Serra.

O objetivo destas visitas é justamente apresentar os trabalhos do Setor, que vão além da confecção do hinário litúrgico. Na verdade, as visitas regionais são fruto da I Assembleia, realizada em novembro de 2018.

O Setor de Música Litúrgica tem como objetivos: aproximar-se dos músicos que servem a sagrada liturgia nas comunidades, despertar a consciência litúrgica das equipes de canto, fornecer subsídios que auxiliem as equipes e formular o Hinário Litúrgico Diocesano, que compõe o folheto ABC Litúrgico, e será lançado em agosto.

Lançamento

O encontro do dia 13 de julho foi organizado pelas coordenadores regionais Eliandro e Irismar.

“Foram discutidos sobre os cantos litúrgico e diretório diocesano, além da apresentação do novo Hinário litúrgico. Tivemos uma boa participação de todos”, conta Eliandro.

O Ensaio Mistagógico e Lançamento do Hinário do I Fascículo do Novo Hinário ocorrerá no dia 10 de agosto, das 9h às 15h, na Igreja Matriz de São Bernardo – Basílica Menor Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Rua Padre Lustosa, 292 – Centro).

Sobre o Novo Hinário

O Fascículo I do Hinário Litúrgico Diocesano, que contém o canto do ordinário da missa, já está pronto. É fruto do esforço de muitas pessoas para oferecer ao nosso povo a melhor experiência com Deus por meio da liturgia.

Organizado em fascículos, o Fascículo I, contém as partes fixas da celebração: ato penitencial, hino de louvor, profissão de fé, Santo, aclamação memorial, doxologia, cordeiro de Deus, além do Pai Nosso, saudação inicial e orações eucarísticas. As letras são disponibilizadas em partitura e em cifra, para a melhor recepção e execução de todos.

O exemplar está disponível no Centro de Pastoral (Praça do Carmo, 36 – Centro – Santo André) e pode ser adquirido pelo valor de R$25. Mais informações no telefone: 4469-2077.

Não perca as próximas visitas do Setor Música!

24 de agosto (São Bernardo – Centro)

14 de setembro (São Caetano do Sul)

19 de outubro (Diadema)

30 de novembro (Mauá)