Diocese de Santo André

O desafio de conquistar corações e mentes para a Igreja de Cristo

Assim, os ministros extraordinários da Comunhão, Palavra, Benção e Exéquias tem a responsabilidade de conquistar corações e mentes para a propagação e ação do Reino de Deus na sociedade.Na Diocese de Santo André não é diferente. Responsabilidade essa que os paroquianos da Igreja São Geraldo Magella (Vila Guaraciaba- Santo André) assumem ao atender ao chamado do sacerdote para atender ao povo cristão.A catequista e ministra da Comunhão, Sonia Aparecida Santiago Baldasso, revela a alegria de servir ao Senhor. “Deus nos capacita! Que não tenhamos medo de ouvir e seguir o seu chamado”, frisa.Já o contador Samuel Alves aceitou o convite de Deus, ao ser ‘tocado’ para servir a comunhão ao próximo. “Deixe Deus tocar em seu coração! Tenha fé! Você conseguirá vencer todos os desafios!”, elucida.

Parceiros de caminhada

Também frequentadores da Paróquia São Geraldo Magella, os irmãos Venceslau de Souza Filgueiras Filho, 53, e Manoel Messias Filgueiras, 46, também são companheiros na jornada em prol do fortalecimento das ações da Santa Igreja.Não por menos, ambos são ministros convidados pelo padre Júlio Cesar para exercer o Ministério da Comunhão. Mas também sabem da necessidade de mais pessoas participarem dessa missão e buscam encorajar a comunidade.“A messe é grande, mas os operários são poucos. Vem fazer parte desse rebanho”, conclama Venceslau. “Colaborar com a Igreja é um trabalho que o Espirito Santo faz em cada um de nós. Jesus disse: ‘Eu irei ao Pai, mas enviarei a vocês o Espirito Santo’. Para as pessoas que têm dificuldades ou são tímidas, acreditem no Senhor Jesus, pois Ele está conosco até o último dia de sua volta”, reflete Manoel.

Volta por cima

A história de Ana Maria de Souza Gomes, 63, retrata um “renascimento” das pessoas mergulhadas numa profunda tristeza pela ausência física de entes queridos. Viúva desde os 39 anos de idade, a ministra da Comunhão da Paróquia Mãe de Deus e dos Órfãos (Vila Rica – Santo André) encontrou forças para superar a tristeza e conviver com a saudade de seu marido, por meio da atuação em prol dos mais necessitados. “O amor que tenho pela Eucaristia amenizou o meu sofrimento e fortaleceu a minha caminhada. Hoje, vejo o quanto é importante ajudar as pessoas, principalmente os doentes”, declara.

“Marias” de fé

Elas levam o nome da Mãe de Jesus para todos os cantos. E aceitaram os chamados da Paróquia Mãe de Deus e dos Órfãos, a fim de fazer com que o corpo de Cristo chegue, principalmente, àqueles que estão impossibilitados de comparecer à missa. “Gosto de trabalhar como ministra, visitar os doentes, levar a comunhão e trabalhar na comunidade. Me sinto feliz. Que as pessoas doem um pouco do seu tempo para Igreja e para a comunidade mais próxima de sua casa”, comenta Maria Francisca da Silva. “Convido a todos para ser ministro e ficar à disposição do chamado de Deus, por meio dos padres. Temos poucos ministros, mas com amor, carinho e muita fé aumentaremos nossa equipe”, analisa Maria Martins da Silva, que também integra a Pastoral da Criança, além dos grupos do Sagrado Coração de Jesus e da Mãe Rainha.

Encontrão de Setembro

Sob a coordenação do padre Gonise Portugal da Rocha (pároco da Paróquia Santa Maria, Bairro Demarchi – SBC) e do representante da Cúria Diocesana de Santo André, Fagner Santos, somente no último domingo (21 /05), cerca de 600 paroquianos da Região Pastoral Santo André/Leste, Diadema e Rudge Ramos-São Bernardo do Campo participaram da tarde de formação promovida pela Diocese de Santo André, em preparação ao Encontrão e Missa para Instituição e Renovação dos Ministros Extraordinários, que será realizado no dia 7 de setembro de 2017 (quinta-feira), das 8h às 13h, no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib (Avenida Kennedy, 1155 – Parque Anchieta), em São Bernardo do Campo.

Reportagem e fotos: Fábio Sales

Compartilhe:

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO

Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças

Nossa Senhora do Carmo

nomeacoes

Nomeação e provisões – 03/07/2024