Diocese de Santo André

Padre Vagner é acolhido como pároco da Paróquia Santa Maria em SBC

A Paróquia Santa Maria (Região São Bernardo – Anchieta) tem um novo pároco! Aclamado com entusiasmo e alegria pelos fiéis, Pe. Vagner Franzini foi oficializado para a nova missão na noite de segunda (07/12), durante a missa presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, no salão da igreja localizada no Bairro Demarchi (Rua Albino Demarchi, 1233), na cidade de São Bernardo.

“Espero retribuir essa acolhida com o passar dos anos. Estou chegando de coração aberto. Eu venho para somar e continuar o trabalho pastoral que o Pe. Gonise (Portugal da Rocha, que assumirá a Paróquia Nossa Senhora da Guadalupe, da Região São Bernardo – Anchieta, no próximo sábado) realizou até hoje. Minha missão é de continuidade”, afirma Pe. Vagner. De acordo com o presbítero, que completou 11 anos de sacerdócio no dia 5 de dezembro de 2020, tudo se resume num objetivo principal que é anunciar o Reino de Deus, simbolizando a graça de vida plena para todos.

Pe. Vagner primeiramente agradeceu a Deus, ao bispo Dom Pedro, destacou a presença dos familiares, fundamentais em sua vida, a convivência com os seminaristas do propedêutico durante cinco anos como reitor da casa e relembrou a amizade com os padres, que prestigiaram sua posse, especialmente Pe. Gonise, aplaudido pelos paroquianos presentes como reconhecimento ao legado de evangelização e organização da igreja que deixa para as pastorais, movimentos, grupos e leigos da Paróquia Santa Maria e de todas as quatro comunidades (Imaculado Coração de Maria, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora das Graças e São Bernardo, e São José).

“Nós entramos juntos no seminário há 20 anos e somos muito amigos. Agradeço a ele, pois desde o dia da nossa nomeação, a transição aconteceu de forma fraterna e tranquila. Que Deus o abençoe na sua missão de pastorear a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe e pelo bonito trabalho realizado durante sete anos aqui na (Paróquia) Santa Maria”, Por fim, Pe. Vagner expressou gratidão aos membros que representaram a Paróquia Santa Maria Goretti (Região Santo André – Utinga) na missa. “Fui muito feliz e foi muito gratificante ser padre com vocês (ao longo de cinco anos). A porta do meu coração sempre estará aberta para todos vocês”, garante.
*

Padre como pai de uma grande família
Em razão da pandemia da Covid-19, a celebração respeitou todos os protocolos sanitários de segurança com as normas de distanciamento social de 2 metros, capacidade limitada a 30% do espaço do salão, bem como cuidados de higiene, como o uso de máscara e álcool gel. “Vamos bendizer a Deus pelo ministério do Pe. Vagner entre nós, em nossa diocese. Sempre rezem pelo padre. O padre tem como tarefa rezar pelo povo que lhe é confiado. Essa parcela do povo de Deus, que é uma paróquia. Mas o povo também tem que rezar pelo padre, sempre para que Deus lhe dê perseverança, porque os desafios para quem é padre hoje são muito grandes. A oração é muito importante”, enfatiza Dom Pedro, que também agradeceu ao Pe. Gonise por aceitar o chamado de Deus para uma nova missão.

“O padre vai estar no meio de vós, como aquele que serve. Jesus diz: “Eu estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27). E esse serviço tem múltiplas faces, desde acolher, consolar, mas também quando precisa repreender. E o modelo do ministério paroquial que a Igreja propõe é o bom pai de família, que se preocupa com a sua família”, reflete.

“Que o Pe. Vagner, que vocês chamam e nós todos de padre, quer dizer pai, seja realmente o pai de família dessa grande família da Paróquia Santa Maria” projeta Dom Pedro, ao elogiar o trabalho dinâmico dos paroquianos no que tange ao acolhimento e a missionariedade, prioridades do 8º Plano de Pastoral.
*

Coração aberto ao povo de Deus
O recém-empossado pároco adiantou como pretende iniciar os trabalhos ao assumir a administração da Paróquia Santa Maria.

“Venho assumir a Paróquia Santa Maria com o coração aberto e agradecido à Deus por ter me escolhido para ser padre e poder colaborar com Ele na construção do Reino aqui na terra. Essa será minha grande missão nesta paróquia”, avisa.
*

Desafios em tempos de pandemia
Pe.Vagner também comentou sobre os principais desafios de ser presbítero em tempos de pandemia. “O maior desafio é não poder estar junto do povo, pois nossas atividades pastorais requer a proximidade com as pessoas. Temos que rezar muito para Deus nos ajudar a sair dessa situação de pandemia”, relata.
*

Rito da posse
Também estiveram na posse do Pe. Vagner, o Pe. Gonise Portugal da Rocha (coordenador da Região SBC – Anchieta e assessor diocesano da Comissão dos Ministérios Extraordinários), o Pe. Cleidson Pedroso Souza (reitor do Seminário Propedêutico e pároco da Paróquia Santa Maria Goretti, em Santo André), o Pe. Renato Fernandez (coordenador da Região Santo André – Leste e pároco da Paróquia Santa Joana D’Arc), o Pe. Silvânio José da Silva (pároco da Paróquia Santa Luzia, em São Bernardo), o Pe. José Silva (pároco da Paróquia Sant’Anna, em Ribeirão Pires), e o Pe. Camilo Gonçalves Lima (secretário episcopal), que cerimoniou durante o rito de posse. Após a leitura de provisão de posse, o novo pároco realizou a profissão de fé e a Renovação das Promessas Sacerdotais diante de Dom Pedro, a fim de manifestar a disposição de cooperar com o bispo e a Diocese de Santo André, trabalhando em comunhão com todo o clero, o povo e cuidando com zelo da paróquia que está sendo entregue a ele. Logo após, Pe. Vagner recebeu símbolos que evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa. Dom Pedro explicou a importância deste ato, apresentando a necessidade do padre-pastor na Paróquia, tanto no quesito pastoral como no administrativo. Em seguida, o sacerdote fez o juramento de fidelidade.
Neste momento, o bispo declara oficialmente Pe. Vagner como novo pároco da Paróquia Santa Maria, sendo aclamado pelos paroquianos locais que participaram da Santa Missa. O rito de posse foi finalizado com a leitura da Ata que fora assinada pelo bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, pelo Pe. Vagner, demais padres presentes e alguns leigos.

Sobre o novo pároco:

Nome completo: Pe. Vagner Franzini
Data de Nascimento: 24/03/1981
Cidade natal: Santo André – SP
Entrada no Seminário:  7 de março de 2000 (Seminário Propedêutico)
Ordenação Diaconal: 20 de junho de 2009
Ordenação Sacerdotal: 5 de dezembro de 2009
Atuação nas paróquias: vigário paroquial nomeado no dia 17 de março de 2010 na Paróquia São Judas Tadeu, no Bairro Campestre (Região Santo André – Centro). Após quase dois anos, o sacerdote assume no dia 21 de janeiro de 2012 como administrador paroquial da Paróquia São Camilo de Léllis, no Bairro Camilópolis (Região Santo André – Utinga), permanecendo até o dia 14 de dezembro de 2015, quando é nomeado dois dias depois como pároco da Paróquia Santa Maria Goretti, na Vila Metalúrgica (Região Santo André – Utinga), onde atuou durante os últimos cinco anos. Assumiu no dia 7 de dezembro de 2020 como pároco da Paróquia Santa Maria, no Bairro Demarchi (Região São Bernardo – Anchieta).
Atuação em comissões e assessorias diocesanas: assessor diocesano da Pastoral da Pessoa Idosa, membro do Conselho de Formadores e do Conselho de Presbíteros e reitor do Seminário Propedêutico durante cinco anos (2016-2020).

Compartilhe:

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO

Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças

Nossa Senhora do Carmo

nomeacoes

Nomeação e provisões – 03/07/2024