Padres Ervino e João Garbossa celebram 60 anos de sacerdócio

A Diocese de Santo André realizou a abertura do Ano Vocacional no início deste mês. E dois presbíteros são exemplos de longevidade quando o assunto é vocação sacerdotal. Os padres Ervino Luiz Vivian e João Garbossa celebraram o jubileu de diamante – 60 anos de sacerdócio, cada um -, na manhã de domingo (08/12), na Matriz de São Bernardo do Campo, Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem. Diante de uma igreja lotada de fiéis, os missionários scalabrinianos fizeram um breve discurso em agradecimento pela caminhada de seis décadas a serviço da Igreja. Ambos preferiram exaltar o povo de Deus.

“A nossa alegria de ser padre é a sede e a fome de vocês. Sede e fome do perdão dos pecados. Sede e fome da luz e da adoração. Sede e fome da eucaristia. Vamos louvar a Deus. A festa não é minha, mas é nossa. A festa da Imaculada Conceição. De Maria, mãe de Deus. A glória de um padre é a glória da comunidade. O que é um padre sem vocês?”, enfatiza Pe.João Garbossa. “Agradeço a Deus pela vocação. Pelo dom. Não é mérito meu. E agradeço a todas as pessoas que me ajudaram a perseverar neste caminho. Depois desses tantos anos, só tenho que invocar a misericórdia de Deus para que me ajude a continuar a ser igreja neste mundo”, pondera Pe. Ervino. Ao final da missa, um almoço de confraternização foi realizado para celebrar a data.

Pelas vocações

O Superior Regional dos Missionários Scalabrinianos, Pe.Algacir Munhak, celebrou a missa dos aniversários de ordenação presbiteral, ao lado do pároco anfitrião do Pe. Alejandro Cifuentes Flores, e destacou a iniciativa diocesana de incentivar o surgimentos de novas vocações sacerdotais. “Quero felicitar a Diocese de Santo André, na pessoa de Dom Pedro Carlos Cipollini, por essa bela iniciativa de instituir o Ano Vocacional Diocesano. Nós sabemos que a necessidade de evangelizadores e os desafios que acompanham a ação evangelizadora no mundo precisa de novos sacerdotes, de novas vocações, de missionários e missionárias consagradas”, comenta. Segundo Pe. Algacir, o legado centenário da Congregação dos Missionários de São Carlos Borromeu, com as presenças dos padres scalabrinianos em três igrejas matrizes – Santo André, São Bernardo e Ribeirão Pires – desde o início do século passado e antes da fundação da Diocese de Santo André, já trouxeram muitos frutos para a região, juntamente aos migrantes que ajudaram a construir as cidades do Grande ABC. “Que Deus continue abençoando as vidas de tantos leigos e de tantas pessoas comprometidas com a Igreja, em diferentes ministérios, mas também na animação vocacional. E que, de fato, desta Igreja Particular, destas mais de cem paróquias, possam surgir novas vocações para acompanhar o povo santo de Deus, que aqui vive, que aqui trabalha e que aqui espera e busca o encontro com o Senhor”, salienta.