Paróquia São José completa 65 anos no dia do padroeiro

Localizada no Bairro Baeta Neves, em São Bernardo do Campo, a Paróquia São José festeja 65 anos de fundação nesta quinta-feira (19/03). Assim como algumas igrejas que celebram Jubileu de Safira neste mês, esse local também é uma das primeiras comunidades elevadas à paróquia após a criação da Diocese de Santo André. A igreja foi instituída justamente no Dia de São José, padroeiro da paróquia. Na comemoração das seis décadas e meia serão celebradas missas às 9h, 12h, 15h e 19h30.

O atual pároco é o Pe. Décio Rocco Gruppi, que está na paróquia desde setembro de 2016. Aos finais de semana, as missas são realizadas aos sábados, às 17h, e aos domingos, às 8h, 10h e 18h. Mais informações na secretaria paroquial: 4125-4229.

Confira alguns registros desta trajetória:

Após o loteamento e a instalação dos primeiros moradores na Vila de Baeta Neves, os moradores sentiram a necessidade da criação de uma capela, pois para irem à igreja era necessário ir até a matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem (viagem difícil, pois as ruas ainda eram de terra). Foi então que alguns carpinteiros do bairro lideraram um mutirão, junto com outros moradores, para a construção da capela. Ao final das obras a Capela passou a se chamar São José devido ao grande número de carpinteiros no bairro.

Em 19 de março de 1955 é instituída pelo bispo diocesano de Santo André, Dom Marcos Jorge de Oliveira, a Paróquia São José, tendo como seu primeiro vigário o Cônego Lázaro Equini. Com a chegada do Cônego Lázaro Equini, (em 1955) inicia-se as obras de construção da igreja, com o intuito de torná-la uma paróquia, que foi inaugurada ainda sem sua cúpula. Em 1980, a paróquia celebra o Jubileu de Prata. Nesta época, a cúpula já estava concluída com o presbitério centralizado logo abaixo. No presbitério também havia um belo baldaquino (estrutura que cobre o altar), além de adornos que faziam o cercamento do presbitério, onde se ministrava a Sagrada Eucaristia a assembleia.
Neste mesmo ano, a Paróquia recebe o Monsenhor Luiz Carlos Ravasio que permanece junto com o Cônego Lázaro Equini a frente da paróquia.

Com a chegada do Pe. Carlito Dall’Agnese (1985), novas mudanças acontecem na estrutura da igreja. Primeiro ele fechou a entrada principal da igreja e deslocou o presbitério do centro para uma nova área fechada. Em 2001 é feita a cobertura do trecho do estacionamento da paróquia acima do salão paroquial, criando a área coberta utilizada nas festas. Foi construído também salas de catequese anexas aos braços da cruz do projeto original e é trocado todo o telhado da igreja e refeito os forros.

Em 2005, a Paróquia São José completa 50 anos em grande festa, com a presença do hoje bispo emérito da Diocese de Santo André, Dom Nelson Westrupp.

*Com informações do site oficial da Paróquia São José