Diocese de Santo André

Semana Bíblico-Catequética acontece entre os dias 3 e 7 de fevereiro

A Semana Bíblico-Catequética Diocesana 2020 acontecerá entre os dias 3 e 7 de fevereiro (segunda a sexta), das 19h30 às 21h30, simultaneamente nas regionais ou na junção das regiões pastorais da Diocese de Santo André. A acolhida, com o cadastro e o café, ocorrerá a partir das 19h.
*

Inscrições
As inscrições deverão ser feitas através das fichas distribuídas aos coordenadores regionais da Comissão Diocesana para a Animação Bíblico-Catequética, ou pelos coordenadores paroquiais, e entregue de volta a eles preenchida até o dia 31 de janeiro. Mais informações com a secretária da Pastoral Catequética, Maria Cristina Teles Nascimento: 7316-5572.

Temas
Os encontros são destinados aos catequistas paroquiais da Animação Bíblico-Catequética que atuam com crianças, jovens, adultos, e pais e padrinhos, que receberão a mesma formação. Os temas para as cinco noites da Semana Catequética são os seguintes:

1 – Mês da Bíblia 2020 – Livro do Deuteronômio. “Abre a tua mão para teu irmão!”: O objetivo de aprofundar o tema do mês da Bíblia de 2020 na Semana Bíblico Catequética Diocesana é oferecer aos catequistas chaves de leitura para bem preparar o Festival Bíblico-Catequético que acontecerá em setembro.
Palestrante: Pe. José Pedro Teixeira de Jesus

2 – Tendências que atrapalham a vivência e a educação da fé na sua unidade e integralidade: O objetivo é refletir com os catequistas sobre as várias dimensões da fé, como o processo de educação da fé e seus desafios em tempo de mudança de época.
Palestrante: Dom Pedro Carlos Cipollini

3 – Vicariato Episcopal para a Caridade Social: a dimensão sócio transformadora na Catequese: A catequese não pode ficar fora da realidade. Ou ela transforma as pessoas e a sociedade, ou ela não é fiel à mensagem de Jesus Cristo.
Palestrante: Pe. Ryan Matthew Holke

4 – Espiritualidade do Catequista: Vivência da Leitura Orante da Bíblia: Incentivar os Catequistas para a leitura da Bíblia como caminho eficaz de uma espiritualidade condizente com a proposta da catequese, como processo de educação da fé.
Palestrante: Irmã Nelcelina Barbosa

5 – Depressão e suicídio: Causas e Consequências. Desafios da ação evangelizadora na catequese: Ciente desta situação preocupante, a comissão diocesana optou em tratar este assunto para orientar os catequistas quanto a urgência em pensar e refletir o assunto, bem como buscar pistas de ação para ajuda.
Palestrante: Eduardo Calandro

Contribuição dos catequistas

Segundo coordenador geral da Comissão Diocesana da Pastoral Catequética, Pe. Eduardo Calandro, as temáticas abordadas foram elaboradas conforme as sugestões oferecidas pelos catequistas na Semana Catequética do ano de 2019. “A Semana Bíblico-Catequética abre as atividades da ação evangelizadora da catequese em toda a diocese. O objetivo é atingir todas as paróquias e todos catequistas das dez regiões pastorais e aprofundar os temas que foram elencados por eles na semana catequética de 2019, como propostas para debatermos neste ano”, elucida Pe. Eduardo.

Confira os locais das atividades:
*
Santo André Centro/Leste/Utinga e Região São Caetano
Salão da Paróquia São Judas Tadeu – S. A. Centro
Endereço: Rua Vitória Régia, 933-Bairro Campestre-Santo André

São Bernardo Anchieta/Centro/Rudge Ramos
Basílica Menor Nossa Senhora da Boa Viagem- SBC Centro
Endereço: Praça da Matriz, s/nº- Centro – São Bernardo do Campo

Diadema
Paróquia Imaculada Conceição
Endereço: Rua Padre Agostinho Bertoli, s/nº – Centro – Diadema

Mauá
Paróquia Imaculada Conceição
Endereço: Praça Mons. Alexandre V. Arminas, 01 – Bairro Matriz – Mauá

Ribeirão Pires/Rio Grande da Serra
Paróquia São Sebastião
Endereço: Av. Francisco Morais Ramos, 40 – Centro – Rio Grande da Serra

Compartilhe:

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO

Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças

Nossa Senhora do Carmo