Diocese de Santo André

Venha conhecer e estudar na Escola Diocesana de Teologia!

Já conhece Escola de Teologia Santo André? Quer uma oportunidade para se aprofundar nos estudos sobre a história da Igreja, a Bíblia e a vida de Cristo? Faça uma visita e saiba mais sobre o curso que já está com as vagas abertas para as turmas de 2020.

Para cursar teologia basta levar ao Edifício Santo André Apóstolo, na Praça do Carmo, 36, no Centro de Santo André, os seguintes documentos: Certificado de conclusão do ensino médio; Carta de indicação do pároco de sua paróquia; Certidão de casamento ou nascimento; RG, CPF e comprovante de endereço. Após a matrícula, os candidatos deverão levar os documentos no dia da entrevista e redação.

Mais informações pelo telefone: (11) 4469-2077, ramal 246 e pelo e-mail escoladeteologia@diocesesa.org.br . Horário de atendimento, das 14h30 às 19h.

Experiência aprovada

As aulas da Escola Diocesana de Teologia são ministradas de terça a quinta-feira, no horário das 19h20 às 22h20. O curso tem duração de três anos. E a reportagem da Diocese de Santo André conversou com alguns alunos e alunas para saber dos benefícios em conhecer mais sobre a história da Igreja e de Cristo. “O curso está sendo de grande valia. Aprendi coisas que jamais saberia o conteúdo, e através dos padres, do suporte da escola, recomendo para quem quer se aprofundar no estudo de Jesus Cristo”, atesta o engenheiro de qualidade Eduardo Antônio Gonçalves, 46 anos, ministro da comunhão e coordenador da Pastoral dos Coroinhas da Paróquia São João Batista, no Rudge Ramos, em São Bernardo.

Por sua vez, a dona de casa Maria Jovem Granda, 58 anos, da Paróquia Imaculada Conceição Aparecida, do Parque Selecta, também em São Bernardo, comenta que o convite surgiu a partir da divulgação na igreja que frequentava, a Jesus de Nazaré.
“Já tinha o interesse em estudar teologia e diria que o curso agrega bastante em nossa vida paroquial, nos trabalhos pastorais. Tenho certeza que os paroquianos que fizerem essa escolha terão um conhecimento para a vida toda”, comenta.

Tanto Eduardo quanto Maria cursam o 3º ano de Teologia e participarão da Missa de Formatura e Encerramento do Ano Letivo, no dia 6 de dezembro, às 19h, na Catedral do Carmo.

Valor do conhecimento

Alunos do segundo ano também destacam que o curso tem o objetivo de trazer mais aprendizado para a prática das atividades na Igreja, mas também no relacionamento acadêmico e no dia a dia. “A minha ideia em fazer o curso é para ajudar a igreja. Não adianta fazer algo precioso e guardar para si. Pelo contrário, precisamos transmitir os ensinamentos para as pessoas”, constata o auxiliar de manutenção, Agnaldo Andrade Lima, 54 anos, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Luzita, em Santo André.

“O objetivo é aumentar o conhecimento, compreender melhor as passagens bíblicas e as homilias. Participar da missa de uma maneira mais ampla e consciente”, enfatiza a advogada Sandra Maria da Silva, 50 anos, ministra e da equipe de liturgia na Paróquia Santo Antônio, em São Caetano. O analisa de transportes Valdir Siqueira, 60 anos, iniciou o curso neste ano e já colhe os frutos dessa iniciativa. “Trabalho com crianças na Catequese. Para falar com mais propriedade é sempre bom ter conhecimento. E o curso ajuda a ler mais, ficar atualizado. Convido as pessoas a iniciarem os estudos no início do próximo ano. É muito bom”, conclama.

A fé e os ensinamentos

Professores do Curso Diocesano de Teologia também recomendam o aprofundamento dos estudos para os fiéis de toda a Diocese de Santo André. “A Escola de Teologia da Diocese tem sempre aquele objetivo que o Papa Bento XVI falava, sobre a questão de fundamentar a fé. A Igreja acredita que as pessoas com a fé fundamentada se tornam fiéis e não desistem, mesmo em meio as dificuldades, para atuar nas paróquias e na sociedade”, avalia Pe. Flávio Gomes de Alcântara, pároco da Paróquia São Camilo de Lélis, em Santo André.
“Buscamos incentivar as comunidades para que possam se aprofundar no mistério de nossa fé, no conhecimento teológico, litúrgico e catequético dos temas desenvolvidos pela Escola Diocesana de Teologia. Como o Papa Francisco frisa sobre a importância do conhecimento para a participação ativa e crítica de todos os leigos e leigas de nossas comunidades”, analisa Pe. Guillermo Micheletti, vigário paroquial da Paróquia Santa Teresinha, em São Bernardo.

Compartilhe:

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO

Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças

Nossa Senhora do Carmo

nomeacoes

Nomeação e provisões – 03/07/2024