Diocese de Santo André

Um convite de Deus

Mensagem por ocasião do início da Quaresma

Meus caríssimos irmãos e irmãs, a todos paz e alegria em Cristo Jesus.

Iniciando o período da Quaresma venho recordar que, vivenciar este período implica dispor-se à preparação para celebrar a Páscoa. Exige de nós clareza sobre algumas verdades essenciais de nossa fé.

Primeiramente, recordemos do grande amor de Deus que o levou a criar o mundo e nele colocar o ser humano, criado à sua imagem e semelhança e com o qual Deus fez “aliança”. Mas o pecado vem romper esta aliança, transformando nossa vida em egoísmo, em rejeição do amor de Deus e do próximo. O pecado é uma relação negativa com Deus e com os irmãos.

Caído no pecado, ao rejeitar o amor de Deus, fechar-se ao amor para com o próximo, rompendo os laços de solidariedade fraterna, a pessoa caminha para sua auto- destruição. Na compreensão cristã o pecado é infidelidade e injustiça.

Pois bem, o período quaresmal vem nos convocar para um momento intenso de reflexão e penitência. O nosso batismo que nos consagrou ao seguimento de Jesus é nossa referência. É ponto de partida para nos reerguermos e recomeçar sempre o caminho da conversão.

Para tanto, a Igreja nos propõe: a) Escutar mais a Palavra de Deus; b) Recordar de nosso Batismo e no que ele implica; c) Preparar-se bem e vivenciar o sacramento da Penitência ou Reconciliação e, finalmente “dar-se à oração com mais insistência, para a celebração do mistério pascal” (SC 109).

Todos nós recebemos um convite de Deus neste período. É o convite a acolher e ouvir seu Filho bem amado, Jesus Cristo, nosso Senhor. Seguindo intensamente seus passos na sua paixão e morte, neste período penitencial, poderemos chegar com ele à vitória da ressurreição que é luz e vida pascal.

Acolhamos com humildade e gratidão o convite de Deus, vamos nos dispor a acolher a graça de Deus que pode transformar nosso coração. Para isso desejo vos abençoar com amor de pai e pastor.

Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo de Santo André

Compartilhe:

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO

Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças

Nossa Senhora do Carmo

nomeacoes

Nomeação e provisões – 03/07/2024