Paróquia São Vicente de Paulo celebra Jubileu de Ouro

Celebração dos 50 anos de história da igreja será presidida por Dom Pedro no dia 7 de outubro, às 19h30, no Parque São Vicente, em Mauá

Criada pelo primeiro bispo da Diocese de Santo André, Dom Jorge Marcos de Oliveira, no dia 07 de outubro de 1969, a Paróquia São Vicente de Paulo (Rua Vice-Presidente Francisco Silviano Alves Brandão, 88 –  Parque São Vicente – Mauá) celebrará na segunda-feira (07/10), às 19h30, os 50 anos de vida paroquial, fazendo memória de sua identidade e história. A missa será presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini.

“Embora no âmbito bíblico haja um conceito e prática próprios sobre o Jubileu, hoje nós agradecemos a Deus pela oportunidade de pertencermos a uma comunidade paroquial cheia de vida e com vontade de testemunhar o Reino de Deus”, avalia o pároco Pe. William Mariotto Torres.

“Pedindo a intercessão de São Vicente de Paulo, que possamos celebrar bem este momento único jubilar: cinquenta anos de muitas histórias, alegrias, tristezas que edificam, identidade, ou seja, não só celebrar a criação de um território religioso, mas celebrar as vidas que fazem parte de uma única vida: a família paroquial São Vicente de Paulo”, complementa.

Fundação da paróquia

A ideia inicial e de forma muito simples da paróquia, começou em 1965 com a amizade do Sr. Pedro Lopes e sua esposa Maria com o Pe. Olavo, que na época atuava na Igreja Matriz Imaculada Conceição, em Mauá. O casal pediu para que ele benzesse a casa que moravam, em virtude da antiga devoção a São Pedro, trazida do interior, em que erguiam o mastro do santo no jardim de casa e se rezavam a oração do santo terço.

Então, Pe. Olavo sugeriu que também fosse celebrada uma Missa, e a partir deste dia o referido padre começa a frequentar o bairro. Nesta missa, ele sugeriu a construção de uma capela para a comunidade, enquanto tenta conseguir a doação de um terreno. Antes, orientou aos moradores que construíssem um cruzeiro para servir como marco inicial da capela. A participação de todos os moradores e especialmente das famílias Lopes e Castilho impulsionou a organização de uma quermesse, arrecadando dinheiro para a construção deste cruzeiro.

Ao conseguir a doação do terreno, os moradores se mobilizam para erguer o cruzeiro, uns esqueletos de eucalipto e lona cobriram o local, formando uma tenda improvisada para a celebração da santa missa no terreno da futura paróquia de São Vicente de Paulo. Depois de algum tempo é construída a escola estadual ao lado das salas que serviam de escola e igreja, e este espaço é cedido definitivamente à comunidade católica do bairro. E sempre com a ajuda intensa dos moradores, iniciasse as reformas necessárias, para em 7 de outubro de 1969 ser definitivamente criada a paróquia.