Família e formação: a preparação ao matrimônio

O Instrumento de trabalho para a próxima Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, marcada para outubro no Vaticano, deixou claro que a questão da formação é considerada fundamental e será tema central nos debates do encontro.

O matrimônio cristão é uma vocação que deve ser acolhida com a preparação em um itinerário de fé e com discernimento maduro. Para fazer compreender a vocação ao matrimônio cristão é indispensável melhorar a preparação ao sacramento e a catequese pré-matrimonial.

“A pastoral dos noivos deve se inserir no compromisso geral da comunidade cristã e apresentar de modo adequado e convincente a mensagem evangélica sobre a dignidade da pessoa, a sua liberdade e o respeito pelos direitos humanos”, cita o Instrumento.

O Padre Nelton Hemkemeier foi pároco durante quase seis anos da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Assis Chateaubriand (PR), e se encontra em Roma para concluir o mestrado em Matrimônio e Família. Em testemunho ao Programa Brasileiro, ela fala de sua experiência nos encontros de preparação organizados em sua diocese, Toledo.

Fonte: Rádio Vaticano

Decreto e Provisão – 30/08/2024

Os Dez Mandamentos

Semana Diocesana de Formação 2024 abordará o tema do Jubileu 2025: “Peregrinos da Esperança”