O SERMIG – Fraternidade da Esperança deu-se início a uma série de eventos para comemorar os 20 anos de vida do ARSENAL DA ESPERANÇA Dom Luciano Mendes de Almeida.
No dia 12, abrindo as festividades, as 14 horas foi celebrada em São Paulo, no Arsenal, a missa em Ação de Graças pelos 20 anos do Arsenal. A missa foi presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo e concelebrada pelos Lorenzo Nacheli e Simone Bernardi, do SERMIG – Fraternidade da Esperança e diversos padres.
A missa também conttou com a presença de muitos voluntários e principalmente eles: os milhares de acolhidos que a cada dia habitam os espaços dessa grande “casa que acolhe”. Uma celebração para agradecer, para refazer o caminho percorrido desde as dificuldades do começo até os frutos de hoje, e também para confiar a Deus tudo o que ainda vai acontecer.
“O Arsenal” – disse Ernesto Olivero, fundador do SERMIG-Fraternidade da Esperança – “se tornou um vilarejo que quer dar a todos a oportunidade de aprender a viver com dignidade e que tem o grande desejo de que no mundo todo aconteça a mesma coisa. Não é um sonho. Hoje posso dizer: É POSSÍVEL!”
A celebração de ação de graças foi presidida pelo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer
Assim como aconteceu em Turim com a ex-fábrica de armas do exército italiano transformada em Arsenal da Paz, o Arsenal da Esperança também é um símbolo, um testemunho concreto de como É POSSÍVEL mudar o rumo da história, de tantas histórias. O Arsenal da Esperança era a antiga Hospedaria de Imigrantes, uma estrutura construída na cidade de São Paulo para a quarentena dos imigrantes que chegavam à região a partir do final do século XIX para trabalhar nas plantações de café. A Hospedaria era um lugar de esperança, mas também de dor; um lugar onde se cruzavam histórias de pessoas que ainda não tinham um futuro, só um passado de dificuldades, de miséria, de saudade.
Hoje, a antiga Hospedaria foi transformada pelo SERMIG em uma casa sempre aberta para mais de 1.200 homens em dificuldade, marcados por outros problemas e outros sofrimentos, mas capazes de encontrar uma nova esperança. Uma esperança que não é apenas em uma cama limpa e em uma refeição, e sim em um percurso de integração, em cursos de alfabetização e de português, em propostas de formação profissional, entre outras coisas… Uma casa que a cada dia traz novas tentativas de reconstruir vidas no silêncio, na simplicidade, com a espiritualidade e o método que o SERMIG vive na Itália, na Jordânia, em todos os lugares onde está presente.
O Arsenal fina localizado à rua Dr. Almeida Lima, 900 – Mooca (Próximo da Estação do Metrô Bresser Mooca) – CEP 03164-000 – São Paulo – SP – Tel/Fax (11) 2292-0977 – Mais informações: www.sermig.org.br