Movimento Mãos em Missão de apoio à inclusão

Na noite de sexta-feira, (22/04), Dom Pedro Carlos Cipollini acolheu em sua sala, no prédio da Cúria Diocesana, os voluntários que atuam no Movimento Mãos em Missão em apoio à inclusão das pessoas com algum tipo de dificuldade física. O motivo do encontro foi para que o bispo diocesano conhecesse de forma mais próxima a ação deste grupo que já vem servindo em vários eventos diocesanos.

A ação destes voluntários, na verdade vai até além da Pastoral do Surdo, já que a preocupação é também de aspecto da acessibilidade, e acima de tudo, da acolhida destes nossos irmãos.

O objetivo deste movimento, que segue as orientações da CNBB para a causa, é de dar total apoio à Pastoral, mas também de ir além, promovendo cursos de Libras na Diocese, ampliando a ação em um número maior de paróquias. Eles contaram que 24% da população sofre de algum tipo de deficiência, mas que somente seis paróquias tem algum tipo de ação para eles.

O maior anseio dos deficientes da surdez, por exemplo, é querer confessar e não encontrar um sacerdote que os entenda pela linguagem dos gestos. Se mais sacerdotes tivessem este conhecimento, poderiam colaborar neste tipo de acolhida.

Dom Pedro se mostrou muito contente com a iniciativa e disse que estará ao lado do Movimento Mãos em Missão para que a ação seja maior na Diocese de Santo André.