Diocese de Santo André

Dom Pedro envia jovens à Jornada da Juventude

Em um encontro descontraído, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, se reuniu, no domingo, dia 17/7, na Cúria Diocesana, com os jovens que vão participar da Jornada da Juventude na cidade polonesa de Cracóvia, do dia 26 a 31 de julho. Também participou do encontro o Pe. Ademir Santos de Oliveira, assessor do Setor Juventude e vigário geral da Diocese.

Dom Pedro iniciou a reunião com o tema sobre a amizade e depois falou um pouco da sua experiência fora do País, além de tirar dúvidas dos jovens, que aprovaram a reunião com o pastor do Grande ABC. “O encontro foi muito bom, alegre e inteligente. Foi muito útil para nós criar uma expectativa maior, com mais ânimo. Estou ansiosa com o evento e o Senhor vai mudar minha vida com a Jornada”, destacou Giovana Guazzelli, da Paróquia Santa Teresinha de São Bernardo.

Para Dárcio Lemos, que irá representar a Paróquia São José Operário e Sagrado Coração de Jesus, o tema amizade foi importante para reflexão. “Como o bispo recordou, a amizade é muito liquida, ou seja, as pessoas se tornam amigas, depois de dois dias, a amizade se desfaz. A Jornada vai relembrar a amizade das pessoas com Cristo e com o próximo, vivenciando-a realmente”, disse Dárcio “Onde dois ou mais estão reunidos em meu nome lá eu estarei, diz Jesus. Ele estará no meio de nós na Jornada”, completou.

 

Passar a tocha

O bispo pediu para que os jovens não retenham a experiência em Cracóvia. “Esta experiência será uma grande graça. Mas Deus não nos dá somente para nós. Guardar a graça somente para você é totalmente contra o espírito da Jornada. Quando voltarem, vocês precisam passar aos outros jovens o aprendizado, a experiência, transmitir a mensagem. Assim como a tocha olímpica, que passa por várias pessoas, vocês precisam passar este fogo adiante”, frisou Dom Pedro.

Pe. Ademir pediu aos jovens, no espírito da Jornada, união para fortalecer o Setor Juventude. “Nossa Juventude não pode viver de Jornada em Jornada, não é este o objetivo. Na época da Jornada, há uma grande movimentação. Mas passou a Jornada, até se aproximar da outra, fica todo mundo quietinho no seu canto. Deixando a tocha de lado. Que possamos caminhar juntos, não puxando para seu grupo, seu movimento. Este é o espírito da Jornada”, destacou o sacerdote.

Após a reunião, os jovens participaram da Santa Missa de envio na Catedral Nossa Senhora do Carmo e receberam de Dom Pedro a Cruz de Santo André. A celebração também marcou a posse do Pe. Joel Nery como pároco da Catedral.

IMG_7339 IMG_7340 IMG_7341 IMG_7342 IMG_7346 IMG_7354 IMG_7356 IMG_7357 IMG_7364 IMG_7499 IMG_7500 IMG_7501 IMG_7513 IMG_7524

Compartilhe:

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?

COMIDI reúne representantes paroquiais em formação missionária na Basílica Menor