Diocese de Santo André

A necessidade de um Congresso Eucarístico

Teve início no dia 15 de agosto o XVII Congresso Eucarístico Nacional, (CEN 2016),  na bela cidade de Belém, estado do Pará. E como integrante do grupo que aqui representa a Diocese de Santo André, enviarei um texto de reflexão por dia.

Durante a vinda, ainda no avião, lia o texto base, que recorda que a desigualdade é um contra-testemunho a todos. Ao adentrar no Estádio Olímpico Mangueirão, deparei-me com uma multidão, belíssima, que rezava.

Logo depois, nas arquibancadas, a visão de um vendedor ambulante. Num dado momento, uma menina que estava do meu lado o chamou para comprar algo e ele não ouviu. Isso se repetiu muitas vezes. Até que todos notamos que ele era surdo. Todo este episódio se deu durante a homilia de Dom Cláudio Hummes, gente também nossa, do Grande ABC.

Lá embaixo havia a pregação da partilha, do convite ao banquete, do convite a solidariedade. Em cima, uma grande denúncia. Enquanto muitos comemoram, há gente que precisa trabalhar para ganhar o pão.

Enquanto não houver oportunidade para que todos tenham o pão material e o pão da vida, há necessidade de refletirmos até que ponto Jesus nos alcançou e mudou nossa vida Viva o CEN 2016!

Texto do Seminarista Hamilton Gomes

CEN2016-15-08-9 CEN2016-15-08-65

Compartilhe:

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?

COMIDI reúne representantes paroquiais em formação missionária na Basílica Menor